Teve início nesta quarta-feira (16) o processo de licitação para construção do primeiro módulo da Zona de Processamento e Exportação de Cáceres. Cinco empresas mato-grossenses manifestaram interesse em participar do certame, que deve custar R$17,5 milhões. O prefeito de Cáceres, Francis Maris, a vice-prefeita Eliene Liberato e o deputado estadual Dr. Leonardo acompanharam a entrega das propostas na Secretaria de Estado de Cidades (Secid).
Na reunião, o gestor municipal falou sobre a importância econômica da obra para a região e sobre a expectativa da população, que aguarda pela concretização do projeto há cerca de 30 anos. “Esperamos que a obra se realize sem contra tempos, para que a ZPE seja entregue dentro do prazo e com qualidade”. Francis Maris também agradeceu à equipe técnica da Secretaria de Estado de Cidades (Secid) pelo empenho para a concretização do processo.
O primeiro módulo a ser licitado inclui os espaços onde serão locados os escritórios da Receita Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Vigilância Sanitária, Associação da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (Azpec), além de espaço de apoio para os motoristas, restaurante e lanchonete, e obras de infraestrutura. De acordo com o prefeito, os outros módulos serão licitados conforme a ocupação do espaço pelas empresas.
Das cinco empresas participantes, duas foram inabilitadas pela Comissão Permanente de Licitação da secretaria por não entregarem todos os documentos exigidos no edital. A “X Nova Fronteira Construções LTDA-EPP” e a “Material Forte Incorporadora LTDA” poderão recorrer da decisão.
O deputado Dr. Leonardo lembrou que o prazo dado pelo Mapa para que o resultado seja publicado em Diário Oficial encerra no final de dezembro. “Os trâmites legais são necessários para garantir a lisura no contrato, visando o interesse maior da cidade”, comentou. O parlamentar lembrou que os cacerenses serão contemplados com outras grandes obras, como a revitalização da orla e o porto.
Empresas que participaram da Concorrência Nº 004/2016:
Jer Engenharia Elétrica e Civil LTDA-EPP
Primus Incorporação e Construção LTDA
Equilíbrio Construções e Projetos LTDA
X Nova Fronteira Construções LTDA-EPP*
Material Forte Incorporadora LTDA*
*Não habilitadas pela comissão
17/11/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...