Infraero terá que instalar wi-fi em todos os aeroportos do país


A Infraero terá que ter sistema de wi-fi em todos os aeroportos do país administrados por ela. É o que determina portaria assinada hoje pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que disciplina como a estatal deverá tratar suas áreas comerciais e de serviços aos passageiros.

Além de internet sem custo, a companhia também terá que disponibilizar tomadas em número suficiente para os passageiros e ter em suas áreas comerciais "número adequado" de áreas para alimentação que incentive a "redução de preços" ao consumidor.

A portaria determina que as áreas comerciais devem ficar prioritariamente no lado ar, ou seja, após as áreas de check-in e revista de passageiro. De acordo com o ministro, isso já é uma adaptação da Infraero aos padrões internacionais de operadores aeroportuários. A estatal é sócia dos aeroportos que foram concedidos no ano passado (Guarulhos, Campinas e Brasília).

"Queremos qualidade, preço e prestação de serviços nos aeroportos brasileiros à altura do século XXI", disse o ministro. "Qualidade do serviço é nossa obsessão".

De acordo com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, recursos para a aplicação da norma estão previstos no orçamento da Infraero. Segundo ele, o wi-fi já é oferecido nos principais aeroportos do país. Para o próximo ano, haverá licitação de um novo sistema de internet para todas as 60 unidades que começa a ser implantado até o primeiro semestre.

A norma também passa a dar tratamento diferente para os prestadores de serviços aeroportuários que usam as áreas operacionais dos aeroportos, como hangares para manutenção de aviões, fornecedores de combustível entre outros.

Antes, a Infreaero era obrigada a licitar essas áreas do mesmo modo que licitava as áreas comerciais como restaurantes e bares, o que gerava reclamações das empresas aéreas que necessitam dos serviços para realizar o trabalho. Agora, a empresa poderá dispensar a licitação dessas áreas para alguns casos específicos.

O presidente da Infraero também afirmou que a Infraero Serviços, empresa criada para que a estatal administre aeroportos regionais que o governo vai reformar a partir do próximo ano, está com seu plano de negócios em fase de conclusão pelo Banco do Brasil, o que deve terminar até janeiro.


27/11/2013

Fonte: Portal AZ

 

Avisos Licitações

05/03/2026

Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita