A Infraero iniciou o processo de concessão do Complexo Logístico do Aeroporto de Navegantes. O edital de licitação, que será lançado nos próximos meses, prevê a cessão de uma área de 50 mil metros quadrados à iniciativa privada para exploração de área alfandegada e abertura de aeroporto industrial.
Na prática, o complexo abre a possibilidade de armazenagem de mercadorias importadas _ inclusive as que vêm a bordo dos navios, em contêineres. A concessionária, que terá que construir e operar a estrutura, também poderá alugar parte dos galpões para que empresas que importam peças de um mesmo produto possam fazer a montagem ali mesmo, e só paguem tributos a partir do momento em que a mercadoria deixar a área do aeroporto.
Os complexos, que funcionam como condomínio logístico, são uma aposta da Infraero para atender ao mercado e alavancar os rendimentos. O primeiro aeroporto a ter a concessão autorizada foi o de Uberlândia (MG). No Estado, Joinville também terá uma estrutura semelhante.
Em Navegantes, o modelo de concessão do Complexo Logístico será um primeiro “teste” para uma possível parceria com a iniciativa privada também na ampliação do terminal de passageiros _ obra estimada em R$ 22 milhões. A concessionária executa a obra, e tem direito de exploração de espaços.
A concessão do aeroporto Ministro Victor Konder como um todo, entretanto (como o Aeroporto Hercílio Luz, na Capital), ainda é considerada economicamente inviável. Para despertar interesse dos investidores, estima-se que seria necessário oferecer pelo menos um fluxo de 5 milhões de passageiros ao ano e uma nova pista, com condições de ampliar as operações aéreas. Navegantes deve fechar 2016 com 1,5 milhão de passageiros.
09/05/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...