A Infraero iniciou o processo de concessão do Complexo Logístico do Aeroporto de Navegantes. O edital de licitação, que será lançado nos próximos meses, prevê a cessão de uma área de 50 mil metros quadrados à iniciativa privada para exploração de área alfandegada e abertura de aeroporto industrial.
Na prática, o complexo abre a possibilidade de armazenagem de mercadorias importadas _ inclusive as que vêm a bordo dos navios, em contêineres. A concessionária, que terá que construir e operar a estrutura, também poderá alugar parte dos galpões para que empresas que importam peças de um mesmo produto possam fazer a montagem ali mesmo, e só paguem tributos a partir do momento em que a mercadoria deixar a área do aeroporto.
Os complexos, que funcionam como condomínio logístico, são uma aposta da Infraero para atender ao mercado e alavancar os rendimentos. O primeiro aeroporto a ter a concessão autorizada foi o de Uberlândia (MG). No Estado, Joinville também terá uma estrutura semelhante.
Em Navegantes, o modelo de concessão do Complexo Logístico será um primeiro “teste” para uma possível parceria com a iniciativa privada também na ampliação do terminal de passageiros _ obra estimada em R$ 22 milhões. A concessionária executa a obra, e tem direito de exploração de espaços.
A concessão do aeroporto Ministro Victor Konder como um todo, entretanto (como o Aeroporto Hercílio Luz, na Capital), ainda é considerada economicamente inviável. Para despertar interesse dos investidores, estima-se que seria necessário oferecer pelo menos um fluxo de 5 milhões de passageiros ao ano e uma nova pista, com condições de ampliar as operações aéreas. Navegantes deve fechar 2016 com 1,5 milhão de passageiros.
09/05/2016
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...