Infraero prepara edital para implantar aeroportos-indústria no RJ e MG


Rio - A Infraero está preparando o edital para licitação dos primeiros aeroportos-indústria que serão implantados no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Para isso foram investidos US$ 2 milhões no software exigido pela Receita Federal para controle das entradas e saídas de mercadorias, e que está em fase de testes. A expectativa é que a licitação aconteça até o final deste ano.
Redução de custos com transporte, segurança, aumento da arrecadação de impostos e armazenagem de estoques são algumas vantagens que o aeroporto-indústria poderá trazer para o Estado do Rio no curto prazo, disse hoje o superintendente de Logística de Carga da Infraero, Luís Gustavo Schield, durante seminário promovido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
O projeto prevê também aumento do tráfego aéreo no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, além da criação de um pólo industrial formado por empresas exportadoras de produtos de alto valor agregado, a exemplo do que já ocorre em países como Estados Unidos e alguns da Europa. A chefe da assessoria de Infra-Estrutura e Novos Negócios da Firjan, Marta Franco, revelou que os primeiros setores envolvidos no projeto seriam os de informática, jóias, fármacos e manutenção de aeronaves.
A partir da licitação, as empresas deverão começar a operar já no primeiro semestre de 2006. Marta Franco explicou que a infra-estrutura necessária para a implantação das empresas interessadas em participar do aeroporto-indústria já foi feita pela Infraero. E destacou o potencial gerador de empregos do projeto.
O representante da Infraero lembrou que "nos últimos dois anos, foram investidos mais de R$ 35 milhões na compra de equipamentos e na viabilização dos sistemas de terminais". Ele também destacou como vantagem para as empresas instaladas no aeroporto-indústria o fato de elas não "exportarem imposto".
Outros aeroportos-indústria deverão ser instalados pela Infraero em São José dos Campos (SP) e Petrolina (PE).


15/07/2005

Fonte: Agência Brasil

 

Curso Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita