O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) divulgou edital para contratar empresa especializada para recuperar o vapor Benjamim Guimarães. Ao navegar pelas água do Rio São Francisco, o barco se tornou símbolo de Pirapora. Mas a embarcação está parada há cinco anos, por necessitar de reforma.
“Temos um anseio enorme por essa reforma. É uma grande conquista para nós, um sonho que está se realizando. Além de representar um marco na história da nossa cidade, o barco fomenta o turismo, que é tão importante para Pirapora”, fala o secretário municipal de Esportes, Juventude e Cultura, Sebastião Delfino Pereira.
O recurso destinado à restauração é de aproximadamente R$3,7 milhões. A reparação contempla várias partes do barco, incluindo o casco e o sistema de esgoto dos porões, além de outras.
De acordo com o Iepha, o barco foi construído em 1913, pelo estaleiro James Rees & Sons, nos Estado Unidos. Após navegar pelo rio Amazonas, foi transferido para o São Francisco a partir de 1920. O Benjamim Guimarães foi tombado em 1985.
Por anos, a embarcação foi utilizada para transportar passageiros e mercadorias de Pirapora a Juazeiro (BA). Em muitos passeios, havia a participação da orquestra de Pirapora.
“É a única embarcação desse tipo em funcionamento no mundo. Milhares de pessoas que vêm a Pirapora chegam já procurando pelo passeio no Benjamim Guimarães”, finaliza o secretário.
22/07/2020
05/08/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitações
O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...22/06/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...21/08/2025
Prefeitura publica licitação de R$ 8,3 milhões para compra de kits escolares
Foi publicada no Diogrande (Diário Oficial de Camp...21/08/2025
Licitação para concluir ponte da UFPI é aberta; obra começou em 2019
A Prefeitura de Teresina abriu, nesta quinta-feira...