O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) divulgou edital para contratar empresa especializada para recuperar o vapor Benjamim Guimarães. Ao navegar pelas água do Rio São Francisco, o barco se tornou símbolo de Pirapora. Mas a embarcação está parada há cinco anos, por necessitar de reforma.
“Temos um anseio enorme por essa reforma. É uma grande conquista para nós, um sonho que está se realizando. Além de representar um marco na história da nossa cidade, o barco fomenta o turismo, que é tão importante para Pirapora”, fala o secretário municipal de Esportes, Juventude e Cultura, Sebastião Delfino Pereira.
O recurso destinado à restauração é de aproximadamente R$3,7 milhões. A reparação contempla várias partes do barco, incluindo o casco e o sistema de esgoto dos porões, além de outras.
De acordo com o Iepha, o barco foi construído em 1913, pelo estaleiro James Rees & Sons, nos Estado Unidos. Após navegar pelo rio Amazonas, foi transferido para o São Francisco a partir de 1920. O Benjamim Guimarães foi tombado em 1985.
Por anos, a embarcação foi utilizada para transportar passageiros e mercadorias de Pirapora a Juazeiro (BA). Em muitos passeios, havia a participação da orquestra de Pirapora.
“É a única embarcação desse tipo em funcionamento no mundo. Milhares de pessoas que vêm a Pirapora chegam já procurando pelo passeio no Benjamim Guimarães”, finaliza o secretário.
22/07/2020
04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...