Hospitais, laboratórios e clínicas correm para contratar coleta de lixo


Os hospitais, clínicas médicas, veterinárias, odontológicas e laboratórios de Bauru têm menos de um mês para tornarem-se responsáveis pela destinação do lixo que produzem. No dia 8 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) vai parar de coletar e enviar para a vala séptica do aterro sanitário os resíduos contaminados produzidos pelos hospitais e clínicas particulares. Contratar empresa especializada no serviço é a alternativa mais viável a esses estabelecimentos, mas muitos ainda estão na fase de levantamento de preço.
Seguindo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as unidades geradoras de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), que é o caso de hospitais, clínicas e laboratórios, deverão contratar individualmente empresas que façam a coleta, tratamento e destinação final adequada do lixo produzido. A Prefeitura de Bauru publicou, no início de janeiro, decreto estabelecendo que a Emdurb fará o serviço até 8 de março. A partir daí, a responsabilidade passará aos geradores.
O Hospital Estadual (HE) abriu licitação para contratar empresa para dar a destinação adequada aos resíduos que produz na unidade e no Hospital Manoel de Abreu. Mas, por decisão judicial, o edital de licitação teve de ser republicado e a licitação será só no próximo dia 26. O hospital informou que espera que todo o trâmite da contratação de empresa especializada seja efetuado até o dia 8. Caso não dê tempo, existe a possibilidade de contratação emergencial, adiantou a assessoria de imprensa.
A Associação Hospitalar de Bauru (AHB), responsável pelo Hospital de Base e Maternidade Santa Izabel, também ainda não fechou a contratação de empresa para destinação adequada dos resíduos que produz. De acordo com a entidade, a direção está avaliando propostas e pesquisando a qualidade do serviço prestado.
Já o Hospital Beneficência Portuguesa contratou a empresa na semana retrasada. De acordo com a enfermeira responsável pelo serviço de controle de infecção hospitalar da entidade, Priscila Garcia, a prestadora de serviço iniciará a coleta em março. Ela calcula que o preço será um pouco mais caro do que a entidade pagava à Emdurb. “Vai ficar um pouco acima. Mas vale a pena, pela tranqüilidade de saber que os resíduos terão a destinação final mais adequada”, observa.
Ela também destaca que o hospital irá iniciar um programa de reciclagem do lixo não contaminado. “Ele será vendido a uma empresa e o dinheiro será revertido em melhorias aos funcionários”, afirma. O Hospital da Unimed já possui programa de gerenciamento de resíduos sólidos. O lixo é coletado separadamente e feita a reciclagem do material e destinação adequada ao que não pode ser reaproveitado. Desde de o início de 2007, o hospital também possui um projeto que objetiva a destinação correta dos, resíduos infectantes e perfurocortantes. Esses resíduos são destinados a empresa legalmente credenciada para a finalidade.
A maioria das clínicas está na fase de cotação de preço para efetivar a contratação de empresa para recolha do lixo. A clínica da homeopata Maria Helena de Abreu, por exemplo, analisa propostas de duas empresas. “Por aqui, a produção de resíduo é pequena. Talvez lugares que façam mais procedimentos, a quantidade seja maior. Mas temos que seguir a determinação e estamos analisando propostas”, conta. Ela afirmou que ainda não sabe qual será o custo do serviço. “Mas acho que não terá um impacto muito grande”, avalia.

Serviço
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) possui empresas cadastradas que fazem o serviço de coleta, tratamento e destinação final dos resíduos de saúde. Os interessados em contratar o serviço devem entrar em contato pelos telefones 3235-1105 ou 3235-1134 para informações sobre as empresas cadastradas e telefone para contato.

Animais
A Emdurb continuará recolhendo os resíduos sólidos da saúde somente dos órgãos municipais - prontos-socorros, núcleos de saúde, entre outros - e de cidadãos que fazem tratamento de saúde em suas casas. Para isso, licitou a contratação de uma empresa especializada para o transporte, tratamento e destinação final dos resíduos.
A empresa contratada continuará recolhendo animais de pequeno porte eutanasiados do Centro de Controle de Zoonoses e de clínicas veterinárias. Esse resíduo será depositado no aterro sanitário de acordo com a legislação sanitária, mediante pagamento do serviço.


16/02/2009

Fonte: JCNet

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita