Gushiken nega conhecer Valério e explica licitações


O chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Luiz Gushiken, ex-ministro da Secretaria de Comunicação de Governo, negou na CPMI dos Correios que conheça o empresário Marcos Valério, acusado de ser o principal operador do suposto esquema de "mensalão".
Ele ainda considerou "normal" o fato de seu ex-secretário-executivo Marcos Flora ter se reunido várias vezes com Valério, inclusive em Belo Horizonte: "A secretaria tem um contato muito próximo com o mercado de comunicação", disse. Gushiken fez um histórico das relações de Valério com o governo na área de publicidade.
Segundo ele, a SMPB participou de duas licitações ao longo do Governo Lula e ganhou a dos Correios; a DNA participou de cinco e só ganhou a conta do Banco do Brasil, "que, na verdade, foi uma renovação de contrato anterior". Ele lembrou ainda que a DNA manteve dois contratos iniciados no governo anterior: com a Eletronorte e com o Ministério do Trabalho.
Correios
Sobre a acusação de a secretaria de comunicação ter baixado norma para garantir a maioria de seus técnicos nas comissões de licitação das estatais, Gushiken ponderou que, de 30 licitações feitas pelo governo na área de publicidade, a secretaria participou de 20 e foi maioria em 7, sendo que duas se referiam a empresas estatais.
No caso dos Correios, Gushiken confirmou que a Secom do governo teve, de fato, o comando no processo decisório, mas a maioria foi alcançada com a inclusão de um funcionário dos Correios, de forma que, dos 5 técnicos que participaram, 3 eram dos Correios, e 2, da Secom.


14/09/2005

Fonte: Agência Câmara

 

Avisos Licitações

08/10/2026

Maceió abre licitação para pavimentar ligação entre Riacho Doce e Benedito Bentes

A Prefeitura de Maceió abriu concorrência eletrôni...

07/10/2026

Prefeitura agenda licitação para contratar empresa que fará projeto social de 100 casas

A Prefeitura de Juara (MT) abriu licitação para co...

07/10/2026

Fiscalização de IPVA: governo abre licitação para comprar viaturas com novo sistema

O Governo de Goiás anunciou a abertura de uma lici...

07/10/2026

Ubatuba abre licitação de R$ 162 mil para manutenção e limpeza de piscinas municipais

A Prefeitura de Ubatuba, no litoral norte de São P...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧