Guarulhos realiza o primeiro pregão eletrônico nesta quinta


Melhor eficiência, qualidade e transparência da máquina administrativa, além de economia para os cofres públicos são as metas que a Prefeitura de Guarulhos visa obter, a partir desta quinta-feira (28), às 9 horas, com a realização do primeiro pregão eletrônico - uma modalidade de licitação em que a compra de bens e a contratação de serviços são feitas democraticamente por meio de propostas e lances, em sessão pública através da internet pelo Sistema Eletrônico de Compras (SEC) Licitações-e do Banco do Brasil. Essa primeira iniciativa, cujo extrato do edital foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 15 de julho, é para a aquisição de equipamentos de informática.
O pregão eletrônico será a principal via de compra do município e entre as principais vantagens estão também a maior qualidade e agilidade das compras, segurança, simplificação dos procedimentos licitatórios e redução do custo processual. Além disso, permitirá às empresas participar da licitação sem a necessidade de deslocamentos de seus representantes, ampliando oportunidades de negócios para fornecedores mais distantes e o conhecimento das propostas em tempo real. Por sua vez, a sociedade ganhará um importante instrumento para acompanhar as operações.
De acordo com o secretário de Administração, José Luiz Ferreira Guimarães, a iniciativa é fruto do processo de modernização administrativa da Prefeitura, que padronizou métodos e conceitos de trabalho com a informatização de procedimentos. O secretário explicou, ainda, que a nova modalidade representa uma redução substancial dos preços iniciais ofertados, pois a concorrência aumenta a competitividade entre os participantes.
Desde 2002, início da implantação em Guarulhos dos pregões presenciais (com a presença obrigatória dos fornecedores), a participação dessa modalidade nas licitações tem crescido consideravelmente. Só de janeiro a maio deste ano, o Departamento de Compras e Contratações da Prefeitura já realizou 117 pregões de um total de 150 licitações.
Para a adoção dessa modalidade de compras eletrônicas, a administração firmou acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil no dia 09 de junho e os funcionários realizaram treinamento e uma simulação.
De acordo com Paulino Caetano da Silva, diretor do Departamento de Compras e Contratações da Prefeitura, o limite para a realização de pregões presenciais é de quatro por dia (dois por período, em função das duas salas disponíveis no departamento). "Já com o eletrônico, como o tempo de duração
é predeterminado pelo sistema, é possível programar mais compras", ressalta.
Segundo a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, as compras públicas eletrônicas permitem uma economia mínima de 20 a 30% nas aquisições de bens e serviços, além de reduzir o tempo das transações.


26/07/2005

Fonte: GuarulhosWeb

 

Avisos Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita