Guarujá lança nova licitação e espera melhorias no transporte público


O transporte público de Guarujá, no litoral paulista, deve ganhar novos modelos de ônibus. O objetivo é apostar na melhoria da frota, com nova tecnologia e maior conforto para a população. A prefeitura lancará em maio um edital para definir qual empresa administrará a frota pelos próximos 20 anos.

Atualmente, as linhas da cidade são de responsabilidade da Translitoral. O vencedor da licitação será quem oferecer a menor tarifa para os passageiros e provar experiência nos serviços de transporte. A empresa será responsável pela adaptação de novos modelos de veículos.

As mudanças no edital foram discutidas em audiência pública, realizada na última quinta-feira (5). Segundo a prefeitura, a administração anterior exigia o pagamento de uma taxa de outorga ao município pela empresa vencedora da licitação.

O vencedor deverá cumprir algumas exigências da prefeitura, como a instalação da tecnologia Bus Rapid Transit (BRT), investimentos na infraestrutura, melhoria da qualidade e conforto dos ônibus e utilização de transportes adaptados para pessoas portadoras de deficiências.

Ainda está prevista a implantação de linhas executivas e turísticas, além de um serviço gratuito feito por vans adaptadas, para transportar pessoas com dificuldades de locomoção para receberem atendimento médico.

Segundo a prefeitura, o investimento deve ser de R$ 197 milhões, o que inclui a compra de 120 novos ônibus; instalação de corredores exclusivos, pontos de ônibus e estações de embarque; reforma e construção de terminais; instalação de nova tecnologia e construção da garagem para a frota.

Segundo o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio Alves, o transporte público era usado para arrecadar dinheiro para a prefeitura. Porém, a nova administração acredita em fornecer um transporte público de qualidade, com um preço justo.

"Nosso objetivo é garantir maior efetividade e velocidade no transporte. As mudanças garantirão um espaço de apenas cinco minutos entre os ônibus. Assim, os passageiros não precisarão esperar demais. A frota também deve vir com GPS, para a população acompanhar o trajeto por meio de um apicativo e se programar".


10/04/2018

Fonte: G1 Santos e Região

 

Avisos Licitações

05/03/2026

Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita