Guarujá lança edital e apresenta novo modelo de transporte público


A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, lançou do edital para Concessão do Serviço de Transporte Público Coletivo do Município. O evento aconteceu na sexta-feira (29), no Paço Moacir dos Santos Filho, no bairro do Santo Antonio.

Durante a solenidade, que reuniu secretários municipais e representantes do Poder Legislativo, foi apresentado os detalhes do edital de concessão do transporte público. A expectativa é que Guarujá se torne uma referência em tecnologia viária e integração modal, com investimento estimado de aproximadamente R$ 197 milhões.

Os mais de 80 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo todos os dias na cidade terão, além de veículos zero quilômetros, o sistema conta com uma frota acessível e equipada com ar condicionado e Wi-Fi, segundo a prefeitura.

Atualmente, o serviço do transporte público na cidade é fornecido mediante um termo de autorização firmado pela administração anterior e atual prestadora de serviço. A última licitação foi realizada em 2001 além de contratos emergenciais, o que a atual Administração e o Ministério Público (MP) consideram irregular. A empresa que assumir terá o prazo de seis meses, a partir da assinatura do contrato, para concluir as melhorias.

Nova frota
Hoje o município possui 147 ônibus, com 7.820 lugares. No novo modelo serão 120 ônibus disponibilizando 12.985 lugares.

A frota contempla 25 ônibus articulados modelos BRT, 40 ônibus modelos Padron, 55 micro-ônibus e do tipo convencional, um ônibus modelo Double Deck (para rota e linhas turísticas), três micro-ônibus executivos modelos Rodoviários (Serviços Executivos) e duas vans adaptadas para transporte de pessoas com mobilidade reduzida.

O novo edital prevê que a população contará com uma frota nova, totalmente zero quilômetro veículos adaptados para pessoas com deficiência, Wi-Fi, ar-condicionado, porta esquerda para embarque e desembarque – providência que garante mais segurança, rapidez e funcionalidade. Além de um aplicativo, via GPS, para que o cidadão monitore a hora em que seu ônibus vai passar pelo ponto.


01/07/2018

Fonte: G1 Santos e Região

 

Curso Licitações

04/12/2025

Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira

A publicação do edital de licitação para a constru...

04/12/2025

Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...

04/12/2025

Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...

04/12/2025

Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026

A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita