O grupo franco-belga Suez anunciou nesta terça-feira que venceu a licitação do processo de privatização de uma central elétrica movida a carvão nas Filipinas.
A venda das instalações da usina de Calaca, na província filipina de Batangas, ainda tem que ser aprovada pela direção do organismo estatal encarregado do processo, anunciou a Suez em comunicado.
A usina tem potência de 600 megawatts --duas unidades de 300 megawatts, alimentadas com carvão pulverizado. A eletricidade produzida é vendida, em parte, com contratos de transição.
A cessão de Calaca, com a de Masinloc (outra central elétrica), é a maior operação deste ano no processo de privatização realizado no setor nas Filipinas, afirmou em nota a Suez.
O diretor da atividade energética da companhia franco-belga, Dirk Beeuwsaert, se disse satisfeito com a aquisição, "o primeiro passo" da empresa nas Filipinas.
"O recente sucesso das vendas de ativos de energia mostraram a crescente confiança dos investidores no país, cuja economia revitalizada deverá alcançar sua taxa de crescimento mais alta desde 1990", ressaltou.
No Brasil, o Suez firmou parceria com a Eletrosul para participar do leilão da hidrelétrica de Santo Antônio, a primeira do rio Madeira (RO).
16/10/2007
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...