O grupo franco-belga Suez anunciou nesta terça-feira que venceu a licitação do processo de privatização de uma central elétrica movida a carvão nas Filipinas.
A venda das instalações da usina de Calaca, na província filipina de Batangas, ainda tem que ser aprovada pela direção do organismo estatal encarregado do processo, anunciou a Suez em comunicado.
A usina tem potência de 600 megawatts --duas unidades de 300 megawatts, alimentadas com carvão pulverizado. A eletricidade produzida é vendida, em parte, com contratos de transição.
A cessão de Calaca, com a de Masinloc (outra central elétrica), é a maior operação deste ano no processo de privatização realizado no setor nas Filipinas, afirmou em nota a Suez.
O diretor da atividade energética da companhia franco-belga, Dirk Beeuwsaert, se disse satisfeito com a aquisição, "o primeiro passo" da empresa nas Filipinas.
"O recente sucesso das vendas de ativos de energia mostraram a crescente confiança dos investidores no país, cuja economia revitalizada deverá alcançar sua taxa de crescimento mais alta desde 1990", ressaltou.
No Brasil, o Suez firmou parceria com a Eletrosul para participar do leilão da hidrelétrica de Santo Antônio, a primeira do rio Madeira (RO).
16/10/2007
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...