RIO - O grupo japonês Ishikawajima planeja voltar à construção naval no Brasil dez anos depois de ter vendido o controle do estaleiro carioca Ishibrás. O diretor presidente da Ishikawajima-Harima Sul-America, que representa o grupo japonês no Brasil, Toshiyuki Tanaka, disse que a empresa estuda entrar em algum estaleiro já existente ou adquirir uma nova área para participar da licitação dos 22 petroleiros da Transpetro.
De acordo com o executivo, a empresa vai esperar o edital da Transpetro sair para tomar uma decisão final sobre o investimento.
No Japão, o grupo tem dois estaleiros, mas, segundo Tanaka, a capacidade de produção já está completamente contratada até 2008. Ele acrescentou que o objetivo da empresa no Brasil seria a construção de navios e não de plataformas.
- Na construção de plataformas já tem outros grupos atuando. Não é tão interessante entrarmos competindo com eles - afirmou Tanaka.
A Ishikawajima criou o estaleiro Ishibrás, no bairro do Caju, no Rio, em 1959, e construiu mais de cem navios na unidade. Em 1994, o grupo vendeu o estaleiro para a IVI (Ishikawajima Verolme Indústrias), empresa na qual ainda detém 10% de participação.
Atualmente, a IVI arrendou o estaleiro Ishibrás para a empresa Sermetal. Além da Ishibrás, a IVI é dona do antigo estaleiro Verolme, em Angra dos Reis, que está arrendado por 30 anos para o grupo Fels Setal, controlado por uma empresa de Cingapura.
18/11/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...