Grupo Ishikawajima quer voltar para o Brasil e participar da licitação


RIO - O grupo japonês Ishikawajima planeja voltar à construção naval no Brasil dez anos depois de ter vendido o controle do estaleiro carioca Ishibrás. O diretor presidente da Ishikawajima-Harima Sul-America, que representa o grupo japonês no Brasil, Toshiyuki Tanaka, disse que a empresa estuda entrar em algum estaleiro já existente ou adquirir uma nova área para participar da licitação dos 22 petroleiros da Transpetro.
De acordo com o executivo, a empresa vai esperar o edital da Transpetro sair para tomar uma decisão final sobre o investimento.
No Japão, o grupo tem dois estaleiros, mas, segundo Tanaka, a capacidade de produção já está completamente contratada até 2008. Ele acrescentou que o objetivo da empresa no Brasil seria a construção de navios e não de plataformas.
- Na construção de plataformas já tem outros grupos atuando. Não é tão interessante entrarmos competindo com eles - afirmou Tanaka.
A Ishikawajima criou o estaleiro Ishibrás, no bairro do Caju, no Rio, em 1959, e construiu mais de cem navios na unidade. Em 1994, o grupo vendeu o estaleiro para a IVI (Ishikawajima Verolme Indústrias), empresa na qual ainda detém 10% de participação.
Atualmente, a IVI arrendou o estaleiro Ishibrás para a empresa Sermetal. Além da Ishibrás, a IVI é dona do antigo estaleiro Verolme, em Angra dos Reis, que está arrendado por 30 anos para o grupo Fels Setal, controlado por uma empresa de Cingapura.


18/11/2004

Fonte: Globo Online

 

Avisos Licitações

07/02/2023

Estado vai investir R$ 30 milhões na reforma de pontes e viadutos no noroeste e centro-oeste

O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, abr...

06/02/2023

Prodest começa licitação para expandir ações de Service Desk nos órgãos estaduais

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunica...

06/02/2023

Prefeitura abre licitação por área de 1,7 mil metros quadrados no Parque dos Poderes

No dia 06 de março de 2023, às 9h, a Prefeitura Mu...

06/02/2023

Aberta licitação para construção de novos fóruns digitais

Foi publicada no Diário da Justiça, a abertura da ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita