Grupo Ishikawajima quer voltar para o Brasil e participar da licitação


RIO - O grupo japonês Ishikawajima planeja voltar à construção naval no Brasil dez anos depois de ter vendido o controle do estaleiro carioca Ishibrás. O diretor presidente da Ishikawajima-Harima Sul-America, que representa o grupo japonês no Brasil, Toshiyuki Tanaka, disse que a empresa estuda entrar em algum estaleiro já existente ou adquirir uma nova área para participar da licitação dos 22 petroleiros da Transpetro.
De acordo com o executivo, a empresa vai esperar o edital da Transpetro sair para tomar uma decisão final sobre o investimento.
No Japão, o grupo tem dois estaleiros, mas, segundo Tanaka, a capacidade de produção já está completamente contratada até 2008. Ele acrescentou que o objetivo da empresa no Brasil seria a construção de navios e não de plataformas.
- Na construção de plataformas já tem outros grupos atuando. Não é tão interessante entrarmos competindo com eles - afirmou Tanaka.
A Ishikawajima criou o estaleiro Ishibrás, no bairro do Caju, no Rio, em 1959, e construiu mais de cem navios na unidade. Em 1994, o grupo vendeu o estaleiro para a IVI (Ishikawajima Verolme Indústrias), empresa na qual ainda detém 10% de participação.
Atualmente, a IVI arrendou o estaleiro Ishibrás para a empresa Sermetal. Além da Ishibrás, a IVI é dona do antigo estaleiro Verolme, em Angra dos Reis, que está arrendado por 30 anos para o grupo Fels Setal, controlado por uma empresa de Cingapura.


18/11/2004

Fonte: Globo Online

 

Curso Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita