A empresa argentina Corporación América está em negociações 'avançadas' com um novo sócio brasileiro para participar das próximas licitações de aeroportos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, disse na última quinta-feira (23) o presidente-executivo, Eduardo Eurnekian.
A incorporação de um novo sócio é necessária para atender às novas exigências do governo brasileiro para os futuros leilões de terminais aéreos, disse Eurnekian no Reuters Latin American Investment Summit. Este sócio se somará à Corporación América com a construtora brasileira Engevix nos aeroportos que já opera em Brasília e Natal.
O governo planeja licitar os aeroportos internacionais de Rio de Janeiro (Galeão) e Belo Horizonte (Confins) em setembro.
"Claro que nos interessa [participar]. E trataremos de nos adaptar às novas exigências. Tanto em Belo Horizonte como no Rio", disse Eurnekian.
Neste sentido, o executivo disse que o consórcio que será formado para participar da licitação do Galeão e de Confins "seria o mesmo, mas deveremos incluir algum outro sócio para satisfazer as exigências, as novas exigências para as licitações. Há conversações avançadas com outro sócio".
Um alto funcionário brasileiro disse na quarta-feira que as condições para operar os terminais serão conhecidas na próxima semana.
Eurnekian, presidente de uma empresa que opera quase 50 aeroportos em Argentina, Brasil, Uruguai, Peru, Equador, Itália e Armênia, assegurou que cumprirá "a tempo e forma" os contratos assumidos para modernizar o aeroporto de Brasília antes da Copa do Mundo de 2014.
Sobre a evolução destas obras, iniciadas pelo Consórcio Inframérica após começar a operar em Brasília neste ano, Eurnekian disse que "é razoável, muito razoável" que o governo procure maior agilidade, "além de levarmos em conta que o que está envolvido é o prestígio da organização de eventos mundiais, como a Copa do Mundo".
Segundo explicou, "como ocorre em todos os lados", as autoridades levarão tempo para licitar o aeroporto e "os agentes controladores têm que cumprir com sua função e tudo isso gera, por sua vez, mais nervosismo. Mas estamos conscientes desta situação e acho que vamos terminar cumprindo a tempo. Não creio que haverá problemas".
Eurnekian disse que uma vez que os trabalhos de modernização nos aeroportos de Brasília e de Natal estejam concluídos, a Corporación América abrirá seu capital na bolsa.
25/05/2013
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...