Governo vai licitar monumentos históricos e parques


Durante assinatura do contrato de arrendamento por 20 anos do Hotel das Cataratas, que fica localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, anunciou que o governo federal vai licitar também 10 monumentos históricos e que serão selecionados, na próxima semana, três parques nacionais - de um total de 25 que recebem recursos para uso turístico - como modelos de uso sustentável. Os projetos reúnem os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, comandado pela também petista Marina Silva.
- Temos maravilhosos parques e não temos recursos para preservá-los. Focamos 25 tentando colocar recursos para preservação turística. Vamos escolher três para serem modelos de sustentabilidade. Dá para fazer. Pode-se fazer hotel, visitação e investimentos para que outros possam ser auto-sustentáveis. Vamos focar nos três. Pode até ser concessão para a iniciativa privada. Não foi concedida uma floresta? É cabeça nova, vamos tocar coisas novas. E também criar condições nas cidades vizinhas - afirmou.
Marta Suplicy disse que o país tem monumentos que precisam de conservação e o governo federal não tem condições de fazer isso sozinho. Segundo ela, quase dez projetos de concessão de monumentos à iniciativa privada já estão prontos para ir a licitação.
- São monumentos lindíssimos, tipo conventos, como o convento Nossa Senhora do Carmo em Salvador [atualmente mantém uma pousada administrada pelo Grupo Pestana], na qual o dono recebe e você não deixa cair aos pedaços. Temos fortalezas, temos conventos e outros patrimônios da União. A União não tem como preservar tudo isso. Temos 7 a 10 já prontos que podemos colocar em licitação pública para ver que grupos econômicos têm interesse em adminstrar por uma concessão por mais 20 anos. Desde 2004, o Ministério do Meio Ambiente e o do Turismo estão discutindo a agora pegamos jeito - afirmou.
No caso dos monumentos, o objetivo do governo é transformar esses locais em hotéis de luxo, a exemplo do que ocorre em outros países, como os Paradores, na Espanha. O compromisso do concessionário é a preservação dos imóveis, segundo a ministra.
- É um nicho de turismo. Na Espanha tem os Paradores, que são monumentos históricos transformados em hotel de grande categoria. Basicamente, eles vendem pacotes para os Estados Unidos. Aqui estamos planejando, focando a restauração dos imóveis e o aproveitamento turístico. Conforme for caminhando, podemos lançar monumentos no exterior - afirmou.


25/09/2007

Fonte: O Popular On Line

 

Avisos Licitações

15/07/2024

Processo de licitação para obras no Parque Ecológico Bernardo Sayão, no Lago Sul, é aberto

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (...

15/07/2024

Licitação para aluguel de 400 ônibus para São José dos Campos (SP) fracassa pela quinta vez

A tentativa de São José dos Campos, no interior de...

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita