Brasília - O Conselho Nacional de Desestatização (CND) autorizou a licitação de 11 trechos de linhas de transmissão de energia elétrica, com aproximadamente 2,6 mil quilômetros de extensão. O edital deve ser publicado até o fim do ano. A licitação será conduzida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A primeira licitação deste ano está programada para setembro, com cerca de 2,8 mil quilômetros de extensão e investimento previsto de US$ 687 milhões.
As linhas de transmissão são estratégicas para o País, pois transferem a energia que sobra numa região para outra, reduzindo o risco de colapsos de abastecimento, como o racionamento que ocorreu em 2001. A autorização para este segundo lote, divulgada hoje no Diário Oficial da União, deverá atrair investimentos de US$ 1,332 bilhão, com criação de 9 mil empregos diretos e 24 mil indiretos.
A soma das duas licitações representará um acréscimo de 5.534 quilômetros nas linhas de transmissão do País. Essa segunda licitação será composta de projetos envolvendo a interligação Norte/Nordeste, a ligação Norte/Centro-Oeste, o sistema integrado Sudeste/ Centro-Oeste e o sistema elétrico do Sul. No segundo semestre de 2003, já haviam sido licitados 7 mil quilômetros de linhas.
22/07/2004
10/10/2024
Governo define prazo para licitação da ampliação do Aeroporto de Feira
O governo da Bahia já tem um prazo para abrir a09/10/2024
Inteligência artificial criada pelo TCE-SC possibilita retificação em 215 editais de licitação,..
O VigIA, sistema de inteligência artificial (IA) d...09/10/2024
Prefeitura publica edital para selecionar empresa responsável pela construção da ponte sobre o Rio..
A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secreta...08/10/2024
Lançada licitação para contratação de serviços de motorista para conduzir a frota de veículos..
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de De...