Brasília - O governo pretende licitar para a iniciativa privada, até o fim de março, a concessão para a operação do trecho norte da Ferrovia Norte Sul. A informação é da ministra da casa Civil, Dilma Rousseff, em entrevista coletiva concedida após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da área de infra-estrutura.
Dilma ressaltou, entretanto, que a construção do trecho norte, já iniciada pelo governo, ficará a cargo da estatal Valec. Ou seja, apenas a operação da ferrovia será transferida para a iniciativa privada. Por enquanto, está concluído apenas um trecho de 215 quilômetros que vai de Açailândia, no Maranhão, até Aguiarnópolis, em Tocantins. Atualmente está em construção outro trecho da ferrovia, que vai de Aguiarnópolis até Araguaína (TO) que, segundo Dilma, deverá estar pronto até o fim deste ano. A idéia do governo é levar a ferrovia, até 2007, até a capital Palmas, capital de Tocantins, concluindo assim o trecho Norte.
A empresa que for vencedora do leilão programado para março terá direito de operar todo o trecho Norte, de Açailândia até Palmas, por um período de 20 a 25 anos. Sem fazer uma estimativa sobre quanto será pago pela concessão da ferrovia, Dilma afirmou que os cálculos do governo apontam que o preço que será pago pela concessão deverá superar em US$ 200 milhões os custos de construção do trecho norte. Esse dinheiro, segundo a ministra, será usado pelo governo para iniciar as obras do trecho sul da ferrovia, entre as cidades goianas de Anápolis e pátio Santa Isabel, em Goiás.
03/01/2006
03/06/2025
Sanepar licita obra para coletar e tratar esgoto da Zona 6 em Maringá
Na próxima segunda-feira (9), serão abertos os env...03/06/2025
Curso On Line - Ao Vivo Curso de Disputas Eletrônicas & SRP
CURSO é voltado à capacitação de profissionais que...03/06/2025
Adequações: Prefeito Mariel da Rocha visita escola e anuncia licitação para melhorias
O prefeito de Fernando Prestes, Mariel da Rocha, v...03/06/2025
Transitar abre licitação de R$ 63 mil para compra de eletrodomésticos de cozinha e refeitório
A Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Ci...