Brasília - O governo pretende licitar para a iniciativa privada, até o fim de março, a concessão para a operação do trecho norte da Ferrovia Norte Sul. A informação é da ministra da casa Civil, Dilma Rousseff, em entrevista coletiva concedida após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da área de infra-estrutura.
Dilma ressaltou, entretanto, que a construção do trecho norte, já iniciada pelo governo, ficará a cargo da estatal Valec. Ou seja, apenas a operação da ferrovia será transferida para a iniciativa privada. Por enquanto, está concluído apenas um trecho de 215 quilômetros que vai de Açailândia, no Maranhão, até Aguiarnópolis, em Tocantins. Atualmente está em construção outro trecho da ferrovia, que vai de Aguiarnópolis até Araguaína (TO) que, segundo Dilma, deverá estar pronto até o fim deste ano. A idéia do governo é levar a ferrovia, até 2007, até a capital Palmas, capital de Tocantins, concluindo assim o trecho Norte.
A empresa que for vencedora do leilão programado para março terá direito de operar todo o trecho Norte, de Açailândia até Palmas, por um período de 20 a 25 anos. Sem fazer uma estimativa sobre quanto será pago pela concessão da ferrovia, Dilma afirmou que os cálculos do governo apontam que o preço que será pago pela concessão deverá superar em US$ 200 milhões os custos de construção do trecho norte. Esse dinheiro, segundo a ministra, será usado pelo governo para iniciar as obras do trecho sul da ferrovia, entre as cidades goianas de Anápolis e pátio Santa Isabel, em Goiás.
03/01/2006
02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...12/12/2025
Campo Grande divulga retomada da licitação de R$ 8,3 milhões para compra de kit escolar
Prefeitura de Campo Grande publicou a continuidade...11/12/2025
SENAC Bahia publica Edital de Licitação para a implantação da Unidade Educacional de Itabuna
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Admi...10/12/2025
Recife lança licitação para substituir energia de baixa tensão em prédios públicos
A Prefeitura do Recife irá substituir toda energia...