O Ministério das Comunicações vai realizar neste mês de setembro uma nova licitação para ampliar os pontos de presença do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), dos atuais 3,2 mil para 4,4 mil. De acordo com o coordenador do projeto, Antonio Albuquerque, a intenção do governo é chegar ao fim de 2005 com um total de 6 mil telecentros em funcionamento em todo o País.
Embora a modalidade de licitação ainda não tenha sido escolhida, o executivo adianta que pelo menos duas vertentes já estão definidas: o edital não deverá ter exigências muito específicas, as quais restrinjam a participação de interessados; e o foco na qualidade dos serviços. "É importante que esse projeto sensibilize o governo de que a tecnologia da informação pode ser usada como forma de resgate social, e só se vai conseguir isso com o sucesso do programa", diz.
O Gesac foi criado ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de oferecer acesso à internet e outros serviços digitais às comunidades excluídas do acesso à rede mundial. O programa foi reformulado no início de 2003 e, em junho desse mesmo ano, foi implantado o primeiro ponto de presença, numa escola estadual de Goiás.
De acordo com Albuquerque, os 3,2 mil pontos atuais contemplam todos os 27 Estados brasileiros. Com a parceria da empresa de satélite Gilat Brasil, foram instaladas 22 mil computadores - de 6 e 25 máquinas por ponto. "São terminais normais, que permitem todo tipo de serviço, inclusive baixar e arquivar programas livres ou proprietários, de acordo com as necessidades de usuários", diz Albuquerque.
07/09/2004
04/12/2023
Visan lança edital de licitação da segunda etapa da estação de tratamento de água
A Videira Saneamento (Visan) realizará mais um inv...04/12/2023
Ginásio de Esportes de Sobradinho terá banheiros e vestiários reformados
Está agendada para o dia 19, às 14h, a abertura de...04/12/2023
MCid abre licitação de R$ 20 milhões para agência de comunicação institucional
No escopo, o relacionamento do órgão encabeçado po...04/12/2023
Câmara pagará 2,7 milhões para ter voto eletrônico e modernizar plenário
A Câmara Municipal de Campo Grande abriu licitação...