O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no Sul da Bahia, será repassado ao Governo da Bahia, que vai iniciar o processo de concessão do terminal à iniciativa privada. São estimados investimentos, por parte do futuro concessionário, de R$ 100 milhões ao longo dos 30 anos da concessão. Nos cinco primeiros anos do contrato estão previstos R$ 30 milhões para ampliação do terminal de passageiros, estacionamento de veículos, restauração do pavimento da pista de pouso/decolagem, pátios, taxiways e vias de serviço e a reforma e ampliação da Seção de Combate a Incêndio.
O documento que garante a delegação do aeroporto foi assinado nesta terça-feira (22), em Brasília, pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella. No mesmo ato, o ministro também revogou a portaria que até então atribuía a exploração do aeródromo à Infraero. O governador Rui Costa também assinou o contrato de delegação do equipamento para o Governo da Bahia.
“Aquela região (o Sul da Bahia) sonha com um novo aeroporto”, disse Rui. Com a responsabilidade agora nas mãos do Estado, a programação é lançar licitação para que empresas de aviação civil disputem a gestão. De acordo com o secretário Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), quem ganhar a licitação, além de ampliar o terminal de passageiros, realizar obra de recuperação da pista e a obra de tráfego aéreo, terá como obrigação fazer o estudo de localização, o projeto e o licenciamento ambiental para o novo aeroporto de Ilhéus.
As tratativas da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) com o Estado da Bahia começaram em 2013, em decorrência das discussões sobre a viabilidade da construção de um novo aeroporto na região. Diante das dificuldades financeiras do país, o projeto de construção foi temporariamente suspenso. Com isso, o Estado e o Ministério dos Transportes focaram seus esforços no atual Aeroporto de Ilhéus e no Aeroporto de Una/Comandatuba, que fica a 70 quilômetros de distância. Os estudos mostraram que a operação combinada dos dois terminais seria capaz de atender com qualidade às demandas da região.
Boa parte dos turistas que visitam a Bahia chega por Ilhéus, onde fica um dos mais antigos aeroportos do estado e o terceiro maior em número de passageiros. Em 2016, o Jorge Amado recebeu mais de 550 mil pessoas. Até abril deste ano, 190 mil viajantes passaram por lá.
“Nós estamos dando o primeiro passo e estamos tendo condição de fazer um investimento pelo setor privado na melhoria de condição daquele aeroporto para atrair mais voos”, enfatizou Cavalcanti.
O Aeroporto Jorge Amado será o décimo aeroporto na Bahia a receber anuência da Secretaria de Aviação Civil para concessão. Antes dele, os aeródromos de Barreiras, Comandatuba, Feira de Santana, Lençóis, Teixeira de Freitas, Caravela, Valença, Vitória da Conquista e Porto Seguro já haviam sido delegados ao Governo do Estado. Com isso, passam a ser 83 terminais que estão sob responsabilidade da Seinfra.
22/08/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...