BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, visitou hoje pela manhã o prédio que será a nova sede do Instituto Nacional de Tráumato-Ortopedia (Into), no nº 500 da Avenida Brasil, Rio de Janeiro. Entre 2005 e 2007, o Ministério da Saúde vai investir R$ 40 milhões em obras de reforma e R$ 31 milhões em equipamentos. O Into, que atualmente funciona no nº 47 da Rua Washington Luiz, Centro do Rio, terá na nova sede instalações mais amplas e modernas, ampliando a capacidade de atendimento. Dessa forma, o ministério pretende aumentar a oferta de serviços e qualificar ainda mais a assistência prestada pelo Into aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país (25% dos pacientes vêm de outros estados).
Com a nova estrutura, o Into tem como meta aumentar o número de cirurgias de 5 mil para 12 mil por ano, permitindo que o tempo médio de espera dos pacientes caia de 30 meses para 12 meses. Já em relação ao atendimento ambulatorial, o objetivo é ampliar o número de consultas de 88 mil para 232 mil ao ano.
A capacidade instalada do Into, que hoje é de 11 mil metros quadrados, será de 33 mil metros quadrados no novo endereço. Os leitos de internação passarão dos atuais 144 para 340. Os leitos de terapia intensiva serão 40, contra os 15 atuais. O número de salas cirúrgicas passará de 7 para 22 (incluídas 2 salas de urgência/emergência, 2 com equipamentos de transmissão via satélite em tempo real e outras duas de cirurgia dia, em que o paciente recebe alta no mesmo dia, por exemplo, artroscopias do joelho, cirurgias da mão e do pé). Os consultórios, hoje 14, serão 40.
No prédio que servirá de sede do Into funcionou durante muitos anos o Jornal do Brasil. A União adquiriu o imóvel como pagamento de dívidas do jornal. O edital de licitação para as obras será lançado no início do mês de outubro. A inauguração da nova sede deve acontecer em dezembro de 2007.
Além de ampliar o atendimento aos pacientes no Rio de Janeiro, incluindo os 25% que vêm de outros estados, o Into terá com a nova estrutura capacidade para reforçar uma importante iniciativa voltada à redução das desigualdades regionais: o Projeto Suporte, pelo qual equipes do instituto se dirigem a outros estados do país para realizar mutirões de cirurgias ortopédicas.
08/09/2005
18/09/2024
Prefeitura de Nova Friburgo anuncia licitação para revitalização da Praça Getúlio Vargas
A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou uma licitaç...18/09/2024
Metrô lança licitação para a Linha 19-Celeste, que conectará Guarulhos à capital
O Metrô de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (...18/09/2024
Jardim Atlântico: Município marca licitação para construir feira coberta
A prometida feira coberta do Jardim Atlântico deve...17/09/2024
Prefeitura de Aceguá abre licitação para contratar serviços funerários
A Prefeitura de Aceguá anunciou a abertura de um <...