Governo vai investir R$ 5,7 milhões na reforma do dique de Teresina


BRASÍLIA - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, informou hoje que o governo vai investir R$ 5,7 milhões na reforma do dique de Teresina, no Piauí, danificado pelas chuvas de janeiro. “É uma obra praticável sob o ponto de vista de engenharia”, salientou o ministro.

Segundo Ciro, obras estruturais de macrodrenagem têm que entrar numa “lógica de hierarquia”, e o governo prioriza, nesta primeira fase, o atendimento às famílias desabrigadas e a recuperação de prédios públicos, como escolas. “Sem demérito das outras providências, o foco agora deve ser as famílias, as casas, os prédios públicos, as escolas destruídas”, explicou. Ele também ressaltou que os programas de saneamento que já estavam em andamento seguirão o calendário anteriormente estabelecido.

A segunda fase, segundo o ministro, a ser implementada a partir da estiagem, prevê obras de infra-estrutura para recuperar os prejuízos da chuva. “Essa fase de recuperação só será realmente séria se o levantamento da recuperação for feito de forma conseqüente”, comentou o ministro ao informar que o grupo interministerial criado para gerenciar o problema das enchentes fará o planejamento. Sem entrar em detalhes, Ciro informou que a segunda fase incluirá a construção de novas casas em locais que não se configurem em áreas de risco. “Não adianta você recuperar emergencialmente uma casa num local de risco”. O grupo interministerial reúne-se, desde o final de janeiro, diariamente, com o objetivo de gerenciar as ações emergenciais.

Até agora, são 644 os municípios atingidos, dos quais sete estão em situação crítica (em que o município esgota toda a capacidade de controle da situação). Entre os prédios públicos, 203 escolas estaduais e municipais foram danificadas. Já as casas, são 8.073 destruídas e 40.855 danificadas. Nas estradas, são 57 pontos das BRs com algum tipo de dano.


09/02/2004

Fonte: Agência Brasil

 

Curso Licitações

15/07/2024

Prefeitura vai contratar projetos de mais 70 ruas para pavimentação urbana e rural

Concórdia – O prefeito de Concórdia, Rogério Pache...

14/07/2024

Prefeitura de Naviraí busca empresas para assumirem contratos milionários de plantões médicos

A Prefeitura de Naviraí – a 361 km de Campo Grande...

14/07/2024

Projeto Cidade da Polícia: município se reúne com Estado e licitação para obra está próxima

A Prefeitura de Passo Fundo detalhou, no último di...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita