Governo quer licitar trem-bala entre RJ e SP em 2009


O governo federal prevê licitar no primeiro semestre de 2009 o trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo.
De acordo com o balanço do primeiro ano do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), divulgado nesta terça-feira, ainda será acrescentado nesta linha um trecho de São Paulo a Campinas.
A linha terá extensão de 518 quilômetros e está previsto investimento de R$ 11 bilhões no projeto. A idéia é ligar os aeroportos do Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Viracopos, em Campinas (SP)
Desta forma seria reduzido o fluxo de aeronaves nestes trajetos. Também se abriria uma opção de transporte rápido até Viracopos, que desta forma poderia ajudar a desafogar os outros dois aeroportos.
De acordo com o cronograma, os estudos de viabilidade do projeto deverão estar prontos até agosto. O edital será lançado até outubro.
O governo estuda ainda a concessão de novos trechos de ferrovias. Os projetos deverão estar prontos até agosto.
Um dos trechos em estudo é a ampliação da Ferrovia Norte-Sul de Palmas (TO) para Rubinéia (SP). A previsão é concluir os estudos até o fim do ano e publicar o edital no primeiro semestre de 2009.
As obras da Ferrovia Transnordestina, que terá investimentos de R$ 4,5 bilhões, deverão começar até o fim do ano.


22/01/2008

Fonte: Folha Online

 

Avisos Licitações

24/02/2026

Câmara de Ribas do Rio Pardo abre licitação para novos móveis

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo está com ...

24/02/2026

Prefeitura de Itabuna lança edital para as obras de requalificação de 25 escolas

A Prefeitura de Itabuna publicou na edição eletrôn...

23/02/2026

Prefeito Sérgio Machnic vai às ruas do Eldorado, conversa com moradores e confirma licitações..

Na tarde desta segunda-feira, 23, o prefeito Sérgi...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita