O ministro Hélio Costa (Comunicações) disse nesta segunda-feira que enviará, em breve, uma recomendação para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) licitar, até o fim do ano, frequências para levar internet banda larga à zona rural.
De acordo com o ministro, a intenção é aproveitar a licitação para levar banda larga às escolas da zona rural, nos moldes do programa "Banda larga nas escolas", pelo qual as operadoras de telefonia fixa se comprometeram a levar internet a todas as escolas públicas do país e, em troca, ficaram livres da obrigação legal de instalar postos telefônicos. Uma das ideias é dar um desconto na compra da frequência para quem levar internet para as escolas públicas.
"Queremos estar com esse procedimento todo para ser encaminhado à Anatel rapidamente", afirmou.
O ministro informou que existem 80 mil escolas públicas rurais. Segundo Costa, serão usadas frequências em 450 MHz que, apesar de ser uma banda pequena, tem condições de atender áreas de baixa densidade. Com isso, a internet chegaria aos consumidores por rádio, a partir de antenas fixas instaladas e com condição de atender até 50 quilômetros.
01/06/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...