A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), através da Coordenadoria de Licitações de Obras, publicou no dia 27, no Diário Oficial, aviso de licitação para construção do prédio do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira – Aquário do Pantanal.
A licitação é da modalidade concorrência, do tipo menor preço. A abertura das propostas será no dia 15 de outubro, às 9h30, na Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, Bloco 14, Parque dos Poderes, Campo Grande, onde também estará disponível o edital e seus anexos.
Aquário do Pantanal
Considerado um dos maiores aquários de água doce, com 6 milhões de litros de água, 263 espécies e 7.000 animais, o Aquário do Pantanal será construído com recursos do governo estadual. O local deve entrar em operação no início de 2012 e terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia.
Inicialmente projetado para impulsionar o turismo, o aquário teve seu objetivo ampliado para servir também como centro de pesquisa científica e de educação ambiental.
Para o oceanólogo Hugo Gallo, consultor do projeto e criador do aquário de Ubatuba (SP) - o segundo do país -, o aquário terá eficiência energética, uso de materiais recicláveis e reuso de água. "Entre os aquários de água doce, será o maior do mundo", afirma. O local contará com apenas um tanque marinho.
O projeto dos 18.636 metros quadrados da construção tem assinatura do arquiteto Ruy Othake. O espaço irá abrigar um centro de conferências, laboratórios e biblioteca para livros e teses sobre o Pantanal, instalações que foram desenhadas lado a lado com os 25 tanques de peixes, jacarés, sucuris, entre outras espécies.
Além do ambiente interno, que inclui um túnel de 180 graus, o aquário terá cinco tanques externos, que poderão ser percorridos a pé ou em um trajeto aquaviário em barco com fundo de vidro.
Três propósitos estão sendo levados em conta na concretização do Aquário, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Menezes. “São propósitos contemplativos e turísticos, educacionais e científicos”, destaca o secretário. Carlos Alberto afirma que o empreendimento será um local de pesquisas científicas internacionais, um fórum de discussões de projetos ambientais e de programas educacionais. “Com o Aquário do Pantanal aproximaremos contatos com universidades internacionais, por meio de pesquisas científicas” afirmou Carlos Alberto.
“A edificação abrangerá a acessibilidade para todos os setores. A construção será uma manutenção para os aspectos da sustentabilidade, como o reuso adequado da água, redução do consumo de energia, além de outros requisitos” afirma o arquiteto Rui Ohtake, responsável pelo projeto.
O projeto apresenta uma estrutura de 90 metros de comprimento e 18 de altura. O prédio possuirá um amplo saguão, equipado com banheiros, setor de informações, auditório para 250 pessoas, restaurante, lanchonete, biblioteca e bancada de interação, entre outros detalhes.
Escadas rolantes, comuns e elevadores próprios para portadores de necessidades especiais levam o visitante aos tanques e a um ambiente especial para as sucuris. Nos ambientes externos, ficarão plantas nativas do Pantanal, jacarés, ariranhas e lontras, entre outros animais.
30/08/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...