Uma série de propostas foi apresentada anteontem durante reunião interministerial com os integrantes do movimento Xingu 2011, em Brasília. O encontro durou cerca de quatro horas. Há uma semana, eles interditaram um trecho da BR-230, a Transamazônica, que leva ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Entre as principais propostas acertadas durante o encontro estão o contrato e início de obras nos trechos ainda não licitados da rodovia Transamazônica, até a metade do próximo ano; manutenção do projeto de Casa Familiar Rural, que existe em oito municípios da região; criação de um Grupo de Trabalho, formado por integrantes da Casa do Governo, que acompanha o Projeto Belo Monte, em Altamira, do Comitê Gestor da obra e dirigentes de movimentos sociais e sindicais.
A reunião foi coordenada pela ministra Miriam Belchior, do Planejamento, e contou com a presença do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; da ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira; Afonso Florence, do Ministério do Desenvolvimento Agrário; e dos Transportes, Paulo Passos.
Também participam do encontro dos representantes da região da Transamazônica e Xingu, os presidentes do Ibama, Curt Trennepohl; do Incra, Carlos de Lacerda, e do Instituto Chico Mendes, Rômulo Melo.
08/09/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...