O governo pretende licitar a usina hidrelétrica do Rio Madeira no primeiro semestre de 2006. A informação é do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.
Outro grande empreendimento do setor elétrico, a hidrelétrica de Belo Monte, também poderá ser leiloada até o final do próximo ano.
Os dois empreendimentos seriam capazes de introduzir no setor elétrico uma oferta de 12 mil MW, considerando o projeto mais conservador de Belo Monte, que é de 5,5 mil MW. Já a usina do Rio Madeira teria 7 mil MW.
Rondeau disse hoje que as usinas são importantes para a "estabilização da oferta" de energia. Ele desvinculou, no entanto, a possibilidade de licitação das usinas a um possível fracasso do leilão de hidrelétricas previsto para dezembro deste ano.
Apesar de incentivar o investimento em outras fontes de energia elétrica, o governo ainda aposta na hidreletricidade como principal fonte da matriz energética brasileira por ser mais barata que as demais.
O governo já admite que não conseguirá viabilizar todas as 17 usinas previstas para esse leilão, mas ainda trabalha para obter o maior número de licenças ambientais possíveis até meados de outubro para o leilão de energia nova.
29/09/2005
23/09/2023
Deputado Arlen Santiago celebra aviso de licitação da MGC-122
Sempre comprometido com as questões que podem gera...23/09/2023
Por conta de erosão, Seop abre licitação para revitalizar Calçadão da Gameleira
Por conta da erosão apresentada após a vazante do ...23/09/2023
BR-232:duplicação da BR-232 até o Sertão de Pernambuco mais perto.Licitação dos estudos é lançada
O estudo para duplicar a BR-232 entre São Caetano,...23/09/2023
Após 2 anos, Ribeirão Preto abre licitação de novo prédio do Bom Prato no Centro
Após dois anos do anúncio, a Prefeitura de Ribeirã...