Governo não tem pressa para licitar Tupi, diz ministro


O ministro de Minas e Energia, Nelson Hubner, disse nesta segunda-feira que o governo não tem pressa para licitar os blocos de petróleo na região de Tupi, a reserva gigante cuja descoberta foi anunciada no início do mês.
Depois do anúncio, foram retirados 41 blocos que iriam a leilão na 9ª Rodada promovida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) na semana que vem.
De acordo com o ministro, os blocos não deverão ser licitados no próximo ano porque as pesquisas ainda estão incipientes.
"Não tem prazo [para a licitação], o processo de pesquisa é muito lento, pelo menos mais um ano", estima.
Hubner disse que tanto a Petrobras como empresas privadas têm dificuldade para obter equipamentos para perfuração na profundidade da reserva, que é de cerca de seis quilômetros. Ele citou as dificuldades, por exemplo, para retirar o gás existente na reserva e os altos custos e tempo elevado para pesquisa e exploração no local.
"Pode ser que daqui a pouco se fará com menos tempo e um custo mais baixo, mas tem que desenvolver a tecnologia primeiro", declarou.
O ministro disse ainda que está em estudo a mudança na arrecadação do governo com a produção em Tupi, mas não foi decidido qual será o novo percentual. Atualmente, o governo pode ficar com até 50% da receita da exploração de petróleo, incluindo royalties e participação especial.
"A única coisa que foi colocada é que temos que estudar esse problema. Estamos analisando algumas alternativas, dentro do próprio contrato de concessão. Por exemplo, você pode ampliar a parcela de participação especial [do governo]", informou.
O ministro não descarta, porém, que sejam feitas mudanças na Lei Geral do Petróleo para incluir novos tipos de contratos além do atual, feito por concessão.


19/11/2007

Fonte: Jornal O Documento

 

Avisos Licitações

10/10/2024

Governo define prazo para licitação da ampliação do Aeroporto de Feira

O governo da Bahia já tem um prazo para abrir a

09/10/2024

Inteligência artificial criada pelo TCE-SC possibilita retificação em 215 editais de licitação,..

O VigIA, sistema de inteligência artificial (IA) d...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita