O governo definiu que não dará continuidade à 8ª Rodada de Licitações para áreas com potencial de exploração de petróleo e gás, paralisada em 2006 por decisão judicial. O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse nesta sexta-feira que vai defender que o leilão seja reaberto e fechado em seguida, já que está descartada qualquer possibilidade de se leiloar áreas na camada pré-sal, presentes na parte que ainda falta da 8ª Rodada.
As áreas fora do pré-sal que estão na 8ª Rodada deverão ser tranferidas para um novo leilão, que será o décimo a ser realizado desde a abertura do setor de petróleo no país, em 1997. Uma decisão sobre a 10ª Rodada é esperada para a semana que vem, durante a reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Lobão reiterou que o MME (Ministério de Minas e Energia) vai recomendar que um novo leilão seja feito ainda este ano.
A 8ª Rodada foi suspensa por liminares na Justiça que questionavam a regra que limitava o número de blocos que cada empresa poderia ganhar em uma determinada região.
"É uma decisão pessoal minha ainda. Vou conversar com o presidente da República e com a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e chegar a uma decisão conjunta. Mas que autoriza é o ministro", afirmou, em coletiva na sede do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Lobão explicou que serão incluídas apenas áreas terrestres, em novas fronteiras. Blocos em áreas profundas também serão ofertados, desde que não estejam situados na camada pré-sal, que se estende pelas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.
O ministro disse ainda que a comissão interministerial para avaliar mudanças nas regras de exploração na camada pré-sal, criada ontem, tem um prazo de dois meses para apresentar alternativas para a região. Lobão evitou fazer comentários sobre possíveis propostas para o pré-sal.
18/07/2008
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...