Governo mudará regras de licitação para atrair estrangeiros em leilões


O governo irá adaptar as atuais regras de licitação para tornar os leilões de infraestrutura mais atrativos aos grupos estrangeiros, afirmou o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, nesta terça-feira (24).

Segundo ele, estão sendo revistas exigências feitas aos investidores, como a necessidade do grupo já estar instalado no Brasil antes do edital ser publicado. O governo pretende também ampliar o prazo entre o anúncio da concessão e o leilão, permitindo que as companhias estrangeiras tenham mais tempo para analisar os projetos.

"Estamos fazendo um esforço para atrair estrangeiros", afirmou durante fala no seminário Fórum Infraestrutura de Transporte, promovido em São Paulo pela Folha de S.Paulo.
O governo aposta na concessão de trechos de rodovias, ferrovias e de aeroportos para reanimar a economia a partir do ano que vem. Mas teme a falta de interessados diante das dificuldades enfrentadas por empresas brasileiras.

As grandes empreiteiras do país, que vinham liderando os investimentos em infraestrutura nos últimos anos, enfrentam acusações de corrupção e cartel e têm reduzido o apetite por novos negócios.

O ministro afirmou que o governo irá priorizar a concessão de rodovias, ferrovias e aeroportos já existentes.

"Esse tipo de investimento tem um risco menor, permite receita imediata e atende a demanda reprimida", afirmou.

Segundo ele, a retomada do crescimento está relacionada com o desempenho do investimento e, nessa área, o governo tem "papel fundamental".

"Não só para aumentar a previsibilidade e o risco macroeconômico, mas para coordenar [o processo]", disse.

CRESCIMENTO
Barbosa afirmou que os modelos do Ministério da Fazenda projetam retomada do crescimento no segundo semestre do ano que vem, mas esta não é uma "realidade inevitável". Segundo ele, o governo está trabalhando para que a retomada ocorra antes disso.

Segundo estimativa da equipe econômica, o PIB terá contração de 1,9% em 2016.


24/11/2015

Fonte: O Tempo

 

Curso Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita