Brasília - O governo Lula retomará em 2005 a licitação, suspensa há dois anos, para a compra de doze caças para a Força Aérea Brasileira, informou nesta quinta-feira o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar.
A licitação, um negócio de cerca de 700 milhões de dólares, foi suspensa por tempo indeterminado pelo presidente Lula em sua primeira decisão de governo, no dia 3 de janeiro de 2003.
Estavam interessados na operação o consórcio europeu SAAB-Bae Sistems, que ofereceu o avião Grippen; a empresa russa Mapo-Mikoyan, fabricante do Mig 29; a americana Lockheed Martin, com os F-16; e os consórcios franco-brasileiro Dasault-Embraer, com o Mirage 2000, e o russo-brasileiro Rosoboronexport-Avibras, que ofereceu os Sukhoi Su-35.
Segundo Alencar, a aquisição dos aviões de guerra será feita este ano, pois é necessário substituir os velhos Mirage F-5 da Força Aérea.
Há dois anos, quando decidiu suspender a compra, o governo disse que Lula estava convencido de que a operação significava uma despesa muito alta, principalmente quando é necessário e prioritário combater as injustiças sociais que existem no país.
06/01/2005
12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...14/11/2025
Prefeitura autoriza licitação para reforma e ampliação de duas Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura de Apucarana autorizou, na manhã dest...