Brasília - O governo Lula retomará em 2005 a licitação, suspensa há dois anos, para a compra de doze caças para a Força Aérea Brasileira, informou nesta quinta-feira o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar.
A licitação, um negócio de cerca de 700 milhões de dólares, foi suspensa por tempo indeterminado pelo presidente Lula em sua primeira decisão de governo, no dia 3 de janeiro de 2003.
Estavam interessados na operação o consórcio europeu SAAB-Bae Sistems, que ofereceu o avião Grippen; a empresa russa Mapo-Mikoyan, fabricante do Mig 29; a americana Lockheed Martin, com os F-16; e os consórcios franco-brasileiro Dasault-Embraer, com o Mirage 2000, e o russo-brasileiro Rosoboronexport-Avibras, que ofereceu os Sukhoi Su-35.
Segundo Alencar, a aquisição dos aviões de guerra será feita este ano, pois é necessário substituir os velhos Mirage F-5 da Força Aérea.
Há dois anos, quando decidiu suspender a compra, o governo disse que Lula estava convencido de que a operação significava uma despesa muito alta, principalmente quando é necessário e prioritário combater as injustiças sociais que existem no país.
06/01/2005
24/02/2026
Prefeitura de Fazenda Rio Grande lança licitação para construção de novos viadutos sobre a BR-116
A Prefeitura de Fazenda Rio Grande deu um passo hi...24/02/2026
Câmara de Ribas do Rio Pardo abre licitação para novos móveis
A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo está com ...24/02/2026
Prefeitura de Itabuna lança edital para as obras de requalificação de 25 escolas
A Prefeitura de Itabuna publicou na edição eletrôn...23/02/2026
Prefeito Sérgio Machnic vai às ruas do Eldorado, conversa com moradores e confirma licitações..
Na tarde desta segunda-feira, 23, o prefeito Sérgi...