Governo libera verbas e dá novo impulso às ferrovias


Com a reestruturação da Brasil Ferrovias e a assinatura do protocolo de intenções para construir a Nova Transnordestina, o setor ferroviário pode assistir a um salto nos investimentos. O próximo passo para revitalizar as estradas de ferro no país deverá vir com a aceleração das obras da Norte-Sul, resultado da promessa do governo de liberar recursos para o projeto em velocidade recorde, e uma emenda bilionária inédita, que pode ser incluída no Orçamento Geral da União de 2006.
Na próxima segunda-feira, serão conhecidas as empreiteiras vencedoras da licitação para construir o trecho Babaçulândia-Araguaína (TO). São 50 quilômetros de trilhos, além de um pátio ferroviário, que permitirão a integração da Norte-Sul com a BR-153, rodovia conhecida como Belém-Brasília, dando uma alternativa para o escoamento da produção agrícola via porto de Itaqui, no Maranhão.
A equipe econômica acaba de liberar mais R$ 140 milhões para o avanço da ferrovia, verba que não estava prevista no Orçamento federal e se soma aos recursos que já haviam sido destinados neste ano para o empreendimento. Na proposta orçamentária que o governo enviou ao Congresso, pediu R$ 110,9 milhões para a Norte-Sul em 2006. Com uma novidade: a inclusão da ferrovia no projeto-piloto de investimentos acertado com o FMI, indicação de que os recursos não sofrerão contingenciamento.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira Passos, o governo pretende inaugurar o novo trecho da Norte-Sul até o fim de 2006. "Agora estamos no ritmo que gostaríamos", diz o secretário, que durante meses defendeu junto à equipe econômica a liberação de recursos para acelerar a obra. "Não temos problemas ambientais nem licitatórios", acrescenta.


30/11/2005

Fonte: Valor On Line

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita