Convênio assinado na manhã de ontem, em São Paulo, autorizou a liberação de R$ 19,1 milhões para que a Prefeitura de Campinas dê início às obras de recuperação do Centro de Convivência Cultural (CCC). Os recursos serão aplicados na primeira fase do projeto de reforma. A formalização da liberação da verba pelo Governo do Estado ocorreu durante a realização do 2º Seminário de Gestão Pública de São Paulo, que envolveu representantes de municípios paulistas no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes.
O Convivência está fechado desde 2011 devido à precariedade do prédio. Depois de alterações no edital lançado em 9 de janeiro, o processo de licitação para início das obras foi suspenso três vezes — e ainda não há data para abertura de nova licitação.
A primeira fase de obras no Centro de Convivência envolve a recuperação estrutural do prédio, com intervenções no novo sistema de drenagem, eliminação de infiltrações, de fissuras e reparos em ferragens; impermeabilização e substituição completa das redes elétrica e hidráulica.
“Este é mais um importante passo para concretizar esta grande obra em um símbolo da cultura da nossa cidade, patrimônio que a Administração precisa devolver à nossa cidade”, destacou o prefeito em exercício de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, que representou a cidade no evento.
O valor total das obras no Convivência é estimado em R$ 41,4 milhões. Há muita obra a ser feita no edifício projetado pelo arquiteto Fábio Penteado. Há fios expostos, ligações de energia clandestinas, goteiras, muita umidade no chão e nas paredes devido à infiltração no local, e até esgoto a céu aberto.
Na segunda fase de obras no Convivência, sem data para começar, ocorrerá a instalação do fosso, do sistema de climatização, exaustão e ar-condicionado, acústica, cenotecnia, áudio e vídeo, automação, luminotécnica e limpeza geral.
Também participaram do Seminário o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, e o de Gestão e Controle, Thiago Milani. “A importância da assinatura deste convênio é que agora podemos preparar o processo de licitação. É um compromisso formalizado que repassa os recursos para a reforma do Centro de Convivência”, explicou Milani.
Convênios
O valor do convênio de Campinas foi o maior entre os mais de 95 convênios liberados para as 90 cidades que compreendem a área coberta pelo escritório regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional sediado na cidade. O repasse à Prefeitura será feito por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado. O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, fez o encerramento do evento e prometeu que o governo estadual busca formas de agilizar os convênios com os municípios a partir de 2020.
O governador de São Paulo, João Doria, participou da abertura do Seminário, quando assinou outros convênios com vários municípios e aproveitou para fazer um balanço do primeiro ano de sua administração. O evento definiu também pactuação do programa Parcerias Municipais, do qual Campinas participou ativamente da construção e será beneficiada com investimentos nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública. A cidade recebeu um certificado de compromisso com os planos de ação propostos no programa.
19/12/2019
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...