O governo de Mato Grosso do Sul lançou licitação de R$ 11,7 milhões para recuperar a ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262, em Corumbá. O edital prevê a recuperação integral da estrutura, incluindo correção de desgastes e trincas na laje e nas juntas de dilatação. A obra, que tem abertura das propostas marcada para 15 de dezembro, visa devolver a ponte ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em condições adequadas. A estrutura, que permanece sob responsabilidade estadual apesar de estar em rodovia federal, tem histórico de problemas e reparos emergenciais.
Questionada, a agência informou, via assessoria, que o edital corresponde à obra discutida recentemente na Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística). O objetivo, segundo o órgão, é realizar a recuperação integral da estrutura, corrigindo desgastes e trincas na laje e nas juntas de dilatação. A meta é devolver a ponte ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) “em perfeitas condições de uso”, garantindo segurança, durabilidade e funcionalidade.
A licitação confirma o avanço do processo que vinha sendo negociado com o DNIT. Embora a BR-262 seja federal, a ponte segue sob responsabilidade do Estado e acumula anos de reclamações e reparos paliativos. Em fevereiro de 2024, chegaram a ser anunciadas interdições noturnas para aplicação de concreto de alto desempenho, mas as intervenções não avançaram como previsto.
Desde outubro do ano passado, o governo aguardava autorização do DNIT para iniciar os serviços. A situação se agravou em julho deste ano, quando dois motoristas tiveram pneus estourados ao passar por um buraco no meio da pista, no sentido Campo Grande–Corumbá. A Defesa Civil chegou a emitir alerta, e a Agesul fez reparos emergenciais. Na ocasião, o DNIT afirmou que a ponte “não é responsabilidade do departamento”, atribuindo a gestão ao Estado.
26/11/2025
16/10/2026
Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...16/10/2026
Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...16/10/2026
Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..
A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...14/10/2026
Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil
O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...