A Secretaria de Estado das Cidades publicou o aviso de licitação para a elaboração de projetos executivos e execução das obras do Parque RJ Baixada, em São João de Meriti. O contrato está estimado em R$ 32,3 milhões. A iniciativa marca mais um passo para a construção do equipamento público, viabilizado em parceria entre o governo estadual e a prefeitura do muncípio.
A publicação ocorre cerca de três meses após o decreto municipal assinado pelo prefeito Léo Vieira, em 11 de junho deste ano, no Diário Oficial de São João de Meriti.
O parque, que contará com recursos do Estado, será erguido no terreno da antiga Fábrica Temporal. A área abrange trechos das avenidas Carolina Pereira Cossik e Pernambucana, além das ruas Plácido Figueiredo Júnior, Professor Alcebíades Monteiro e Antônio Carlos Monteiro da Silva, nos bairros Jardim Meriti e Coelho da Rocha.
Com foco em lazer, bem-estar e convivência, o espaço terá infraestrutura voltada à prática esportiva, recreação infantil, inclusão de pessoas com deficiência e educação ambiental. O projeto prevê quadras poliesportivas, pista de skate, academia, ilhas molhadas, estações de Wi-Fi, parcão creche para cerca de 400 crianças e um centro de referência para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
— Estamos muito felizes em expandir o modelo do Parque RJ, que começou em São Gonçalo, agora para São João de Meriti. O objetivo é ampliar áreas verdes no município, criando um espaço democrático de esporte, lazer, cultura e convivência com a natureza. Nosso compromisso é levar qualidade de vida a quem mais precisa — explicou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.
Parque RJ São João de Meriti
O prefeito Léo Vieira também destacou a importância do novo equipamento:
— Vamos fazer para Meriti um espaço de referência, que beneficiará os moradores com lazer, cultura e valorização dos imóveis no entorno do parque — afirmou, agradecendo a parceria com o governo do Rio.
Impactos esperados
Segundo a prefeitura, o parque deve promover uma requalificação urbana e ambiental, com melhorias na drenagem, na mobilidade e no espaço público. Também há expectativa de impacto positivo na educação, na saúde e na valorização imobiliária da região.
Centro de referência ao TEA
Entre as novidades, está a criação de um centro de referência para pessoas com transtorno do espectro autista. O prédio terá salas de atendimento individual, banheiros adaptados, estética planejada para estimular os sentidos, além de ambientes para musicoterapia, informática e terapias ocupacionais.
O Parque RJ também contará com uma praça voltada ao público com TEA, equipada com brinquedos multissensoriais que incentivam a interação. O espaço será complementado por um jardim olfativo com espécies vegetativas varias e áreas de convivência.
23/09/2025
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...