O governo irá fazer em 2006 uma licitação para a construção de duas usinas no rio Madeira, em Rondônia. O complexo de energia terá capacidade de 6.450 megawatts (MW) médios e um investimento previsto de US$ 5,6 bilhões.
"Nós agora tomamos uma decisão no Ministério de Minas e Energia para incluir o Madeira no próximo leilão de 2006", disse o ministro Silas Rondeau.
Segundo o ministro, o objetivo do governo é licitar as duas usinas --Santo Antônio e Jirau-- para um único investidor. A previsão é de que o leilão ocorra entre maio e junho do próximo ano e de que o empreendimento comece a funcionar daí a cinco anos.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já aprovou a abrangência do complexo hidrelétrico e agora irá analisar o mérito do pedido, feito por Furnas e pelo grupo Odebrecht. O ministro espera que essa fase esteja concluída até abril.
No projeto original seria construída apenas a usina de Santo Antônio, mas o impacto ambiental seria muito grande devido ao alagamento que a usina iria causar na região. A construção do complexo de duas usinas visa a atender a demanda de energia entre 2010 e 2015, que será de 16 mil Megawatts.
Por isso, existe a possibilidade de outras usinas serem incluídas no leilão do primeiro semestre de 2006. Rondeau acrescentou ainda que a licitação para o rio Madeira irá deixar o rio navegável e não irá alagar o território boliviano para que não ocorra problemas de fronteira.
"Esse empreendimento não é a penas a construção de usinas, é uma obra de integração nacional", disse o ministro.
07/12/2005
10/09/2024
Senado aprova regras excepcionais para licitações após desastres climáticos
O Senado aprovou nesta terça-feira (10) o projeto ...10/09/2024
IFBA Feira divulga edital do Pregão Eletrônico para aquisição de gêneros alimentícios
O objeto da presente licitação é a aquisição de gê...10/09/2024
Imóvel do Correios na região central da Capital vai para licitação de alienação
Os Correios realizam, no dia 1º de outubro, às 8h ...10/09/2024
Licitação de escola no Maracá será em outubro; PPP prevê 33 novas unidades no Estado
A entrega dos envelopes com propostas para a