Governo irá fazer licitação para usinas em Rondônia em 2006


O governo irá fazer em 2006 uma licitação para a construção de duas usinas no rio Madeira, em Rondônia. O complexo de energia terá capacidade de 6.450 megawatts (MW) médios e um investimento previsto de US$ 5,6 bilhões.
"Nós agora tomamos uma decisão no Ministério de Minas e Energia para incluir o Madeira no próximo leilão de 2006", disse o ministro Silas Rondeau.
Segundo o ministro, o objetivo do governo é licitar as duas usinas --Santo Antônio e Jirau-- para um único investidor. A previsão é de que o leilão ocorra entre maio e junho do próximo ano e de que o empreendimento comece a funcionar daí a cinco anos.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já aprovou a abrangência do complexo hidrelétrico e agora irá analisar o mérito do pedido, feito por Furnas e pelo grupo Odebrecht. O ministro espera que essa fase esteja concluída até abril.
No projeto original seria construída apenas a usina de Santo Antônio, mas o impacto ambiental seria muito grande devido ao alagamento que a usina iria causar na região. A construção do complexo de duas usinas visa a atender a demanda de energia entre 2010 e 2015, que será de 16 mil Megawatts.
Por isso, existe a possibilidade de outras usinas serem incluídas no leilão do primeiro semestre de 2006. Rondeau acrescentou ainda que a licitação para o rio Madeira irá deixar o rio navegável e não irá alagar o território boliviano para que não ocorra problemas de fronteira.
"Esse empreendimento não é a penas a construção de usinas, é uma obra de integração nacional", disse o ministro.


07/12/2005

Fonte: Folha Online

 

Avisos Licitações

07/02/2023

Loteria Mineira publica edital de licitação para concessão da exploração de jogos

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta te...

06/02/2023

Prodest começa licitação para expandir ações de Service Desk nos órgãos estaduais

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunica...

06/02/2023

Prefeitura abre licitação por área de 1,7 mil metros quadrados no Parque dos Poderes

No dia 06 de março de 2023, às 9h, a Prefeitura Mu...

06/02/2023

Aberta licitação para construção de novos fóruns digitais

Foi publicada no Diário da Justiça, a abertura da ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita