Governo investe em autores indígenas


O Ministério da Educação destinou R$ 1 milhão do programa Brasil Alfabetizado para confeccionar obras literárias indígenas, que já foram selecionadas e encaminhadas para gráficas.
Inicialmente, serão 22 títulos com tiragens variadas e em diferentes línguas, como macaxali, pataxó, xakriabá, xavante e bororo.
De acordo com o coordenador-geral de Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira, parte do acervo irá ainda neste ano para as escolas nas aldeias.
- As obras são para que as pessoas que estão sendo alfabetizadas ou que recentemente se alfabetizaram tenham material de leitura em sua língua materna - explicou.
A parceria é do Brasil Alfabetizado com a Universidade Federal de Minas Gerais.
Os livros são de autores indígenas, que vivem próximos aos rios Negro e Xingu e dos estados de Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais e Amazonas, principalmente. De acordo com Gesteira, parte dos recursos do Brasil Alfabetizado será utilizada no ano que vem.
Existem atualmente no país 2.228 escolas indígenas, onde estudam 147 mil alunos do ensino básico. Aproximadamente 90% dos 7.500 professores dessas escolas também são indígenas.
No próximo ano, além de obras literárias, as comunidades vão receber CDs, DVDs, vídeos, mapas, jogos e cartazes. Os recursos são parte do material didático a ser usado nas aulas.
Um conjunto de 71 projetos destinados a valorizar a cultura oral desses povos está sendo analisado em encontro da Comissão de Apoio à Produção de Materiais Didáticos (Capema), que termina hoje em Brasília.
A comissão tem 16 membros, entre eles oito professores indígenas e especialistas em educação.
Na próxima terça-feira (30), o MEC deve divulgar os projetos selecionados para receber financiamento.
A próxima etapa será a licitação para confeccionar o material. Alguns livros devem estar prontos em novembro.


26/08/2005

Fonte: Correio do Brasil

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita