A Secretaria de Estado da Educação inicia neste mês de junho os trabalhos para cobertura de quadras poliesportivas em 15 escolas da rede estadual, obras que beneficiarão 7 mil alunos. Os novos espaços vão resolver uma demanda antiga dos colégios por ambientes mais adequados para a prática esportiva e de lazer. As obras fazem parte de um pacote de 100 quadras cobertas que serão licitadas até o fim de 2014.
Além de colégios da região de Curitiba, serão beneficiadas escolas do Norte Pioneiro, Centro, Noroeste, Norte, Centro-Sul e Campos Gerais. “O treinamento esportivo tem sido ampliado nos últimos anos nas escolas do Paraná e isso aumenta ainda mais a demanda pela cobertura das quadras”, diz o secretário de Estado da Educação, Paulo Schmidt.
Além de garantir aulas de Educação Física com chuva ou sol forte, as coberturas das quadras das escolas contribuem para a interação da escola com a comunidade, pois podem ser usadas em eventos nos fins de semana. “Em muitos municípios os eventos sociais e de lazer da população se concentram em uma quadra coberta e isso é importante para fortalecer o elo escola-comunidade”, afirma Schmidt.
Uma das novas quadras cobertas será construída no Colégio Estadual do Campo de Joá, que fica num distrito rural do município de Joaquim Távora. A escola, localizada 30 quilômetros da área urbana, é o único ponto de referência para os 200 habitantes do distrito.
Há 30 anos, as aulas de Educação Física acontecem em um terreno atrás do colégio, com bambus e árvores que são usados como traves de futebol. “A aula de Educação Física sempre foi feita na terra. Com a quadra coberta tudo vai mudar”, comemora a diretora Josiane Camargo da Silva Godoy.
Por não ter ainda uma quadra de esportes, a escola participa dos Jogos Escolares do Paraná apenas nas modalidades de atletismo. Agora, os alunos também poderão treinar para participar das competições em equipe, já que terão um espaço adequado para praticar todas as modalidades.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Confira as 15 escolas que terão quadra coberta:
- Colégio Estadual Doutor Júlio Junqueira (Arapongas)
- Colégio Estadual Professora Nadir Mendes Montanha (Arapongas)
- Escola Estadual São José (Cambé)
- Colégio Estadual José Guimarães (Cianorte)
- Colégio Estadual Professor Caio Mário Moreira (Cianorte)
- Escola Estadual Princesa Izabel (Cianorte)
- Colégio Estadual Doracy Cezarino (Curitiba)
- Colégio Estadual Sebastião Saporski (Curitiba)
- Escola Estadual Maria Heloísa Casselli (Curitiba)
- Colégio Estadual Santa Gemma Galgani (Curitiba)
- Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos (Rio Bonito do Iguaçu)
- Colégio Estadual do Campo Distrital de Joá (Joaquim Távora)
- Colégio Estadual Zélio Dziubate (Pitanga)
- Colégio Estadual Professor João Rodrigues da Silva (Londrina)
- Colégio Estadual Jardim Alegre (Telêmaco Borba)
04/06/2014
05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...04/03/2026
Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana
A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...