Em portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União , o governo incluiu uma lista de veículos nacionais que poderão ser até 20% mais caros que os concorrentes importados e ainda assim terão preferência nas compras governamentais.
Foram incluídos tratores rodoviários, caminhões, guinchos, betoneiras, veículos para combate a incêndios, blindados, reboques para transporte de mercadorias, ônibus e vans (com espaço para pelo menos dez pessoas) na portaria 279/2011, que determina quais são os itens com preferência nas licitações do governo.
O mecanismo, chamado margem de preferência, foi lançado em agosto do ano passado e integra o Plano Brasil Maior, que reúne medidas para incentivar a indústria brasileira. Atualmente, a diferença entre de preço entre os produtos nacionais e importados pode ser de até 20% para a compra de produtos dos setores de confecções, calçados, medicamentos, retroescavadeiras e motoniveladoras.
A intenção do governo em instituir a margem de preferência é aumentar a competitividade dos produtos brasileiros, que sofrem concorrência dos equivalentes importados. Além disso, a medida incentiva investimentos privados no País.
03/10/2012
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...