Em portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União , o governo incluiu uma lista de veículos nacionais que poderão ser até 20% mais caros que os concorrentes importados e ainda assim terão preferência nas compras governamentais.
Foram incluídos tratores rodoviários, caminhões, guinchos, betoneiras, veículos para combate a incêndios, blindados, reboques para transporte de mercadorias, ônibus e vans (com espaço para pelo menos dez pessoas) na portaria 279/2011, que determina quais são os itens com preferência nas licitações do governo.
O mecanismo, chamado margem de preferência, foi lançado em agosto do ano passado e integra o Plano Brasil Maior, que reúne medidas para incentivar a indústria brasileira. Atualmente, a diferença entre de preço entre os produtos nacionais e importados pode ser de até 20% para a compra de produtos dos setores de confecções, calçados, medicamentos, retroescavadeiras e motoniveladoras.
A intenção do governo em instituir a margem de preferência é aumentar a competitividade dos produtos brasileiros, que sofrem concorrência dos equivalentes importados. Além disso, a medida incentiva investimentos privados no País.
03/10/2012
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...