A ministra da Casa Civil, Dilma Rossef, informou que o Governo vai realizar licitações a partir de maio para a construção de mais seis usinas hidrelétricas no país. Entre elas, está a Usina Hidrelétrica de Dardanelos, no município de Aripuanã, no Norte de Mato Grosso. Em dezembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi obrigada a excluir a usina do leilão por causa de decisões judiciais que impedem a construção da barragem.
O leilão da Hidrelétrica de Dardanelos foi impedida graças a ação civil pública cautelar, firmada pelos promotores de Justiça GersonBarbosa e Kledson Dionysio de Oliveira, e pelo procurador da República em Mato Grosso, Mário Lúcio de Avelar. Na ação, os dois MPs questionam várias irregularidades na licitação, dentre elas o fato de ter figurado, no edital, diversos empreendimentos que não possuem licença prévia, como é caso da UHE Dardanelos.
Segundo dados do Ministério das Minas e Energia, a Usina de Dardanelos tem capacidade de produção de 261 MW de energia. Além da hidrelétrica no Norte de Mato Grosso, o Governo espera leiloar mais cinco usinas. A decisão de promover as licitações, segundo a ministra, foi tomada durante a reunião de Coordenação de Infra-estrutura, na manhã de terça-feira, no Palácio do Planalto.
04/01/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...