O governo do Estado vai gastar R$ 13.389.300,00 para modernizar o sistema de identificação civil e criminal do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira e implantar sistema biométrico.
Conforme extrato de contrato publicado no Diário Oficial doEstado, a empresa vencedora da licitação é a American Banknote Ltda, especializada em confecção de RG no sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System).
O contrato é válido por 5 anos, até 29 de junho de 2015 e a remuneração é prefixada conforme o valor do documento a ser emitido, por consumidor.
A empresa informa que os principais clientes de soluções de sistemas de identificação são justamente os governos estaduais. Ela oferece soluções como captação, armazenamento e administração de dados, impressos de segurança, reconhecimento e impressão digital.
O sistema AFIS, consiste na leitura de impressões digitais e integração de informações digitalizadas com um banco de dados que depois pode ser acessado para pesquisas por comparações.
O propósito é combater falsificações de identidades e oferecer serviços públicos mais eficientes.
A princípio a tecnologia foi desenvolvida com foco nas delegacias de polícia, mas a demanda por identificação estendeu o uso para repartições públicas em uma escala maior, compreendendo serviços civis, de saúde, de segurança em aeroportos, entre outros.
06/07/2010
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...