Em decorrência dos períodos de seca e estiagem que assolam o semiárido brasileiro, o governo federal começou a acelerar obras emergenciais e intensificar a gestão e aplicação de políticas públicas para garantir abastecimento de água na região. Os recursos são liberados pelo Ministério da Integração e têm como destino implementar ações emergenciais e executar obras hídricas estruturantes.
O Ceará é um dos Estados atendidos com recursos federais para convívio com a seca. Cerca de R$ 2,6 bilhões foram liberados para 28 obras hídricas, sob responsabilidade do governo estadual. Do total de obras estruturantes, 14 já estão concluídas, cinco em andamento, sete em licitação, uma em fase final de conclusão e uma em elaboração de projetos. Mais de 100 municípios serão contemplados com essas iniciativas, e cabe ao Estado a realização da licitação e execução das obras.
Adicionalmente, foram destinados mais de R$ 40 milhões para obras emergenciais de implementação de dez adutoras de abastecimento de água nos municípios Jardim de Piranhas, São Fernando, Caicó e Timbaubá dos Batistas. Essas obras já podem ser iniciadas. A licitação e execução estão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão especialista em obras de combate aos efeitos da seca.
08/09/2016
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...