O projeto de revitalização da infraestrutura portuária da capital amazonense deu um passo decisivo nesta segunda-feira (16), com a publicação do aviso de licitação para a construção do novo terminal da Manaus Moderna no Diário Oficial da União. A obra está inserida no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é considerada prioritária para a mobilidade fluvial da região Norte.
Conduzida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a licitação prevê a contratação de empresa especializada para elaborar os projetos básico, executivo e “as built”, além da execução das obras. A abertura das propostas está agendada para o dia 10 de setembro, por meio da plataforma ComprasNet.
O anúncio foi divulgado pelo deputado federal Saullo Vianna (União-AM), que comemorou o avanço da proposta nas redes sociais. Segundo o parlamentar, a obra representa uma resposta à antiga demanda da população que utiliza diariamente o terminal da Manaus Moderna, considerado hoje defasado e com problemas de acessibilidade e segurança.
“Mais de 2 milhões de pessoas passam por aquele porto todos os anos. A nova estrutura vai oferecer condições adequadas de operação, mais dignidade para os passageiros e trabalhadores, além de garantir acessibilidade e segurança”, declarou Saullo.
Vianna também destacou o empenho do senador Eduardo Braga (MDB-AM) nas articulações em Brasília. “Quero reconhecer o trabalho do senador Eduardo Braga, que cobrou insistentemente o Governo Federal e contribuiu para destravar esse processo”, disse.
Embora o edital não tenha divulgado o valor estimado da obra, fontes ligadas ao projeto indicam que o investimento pode ultrapassar R$ 500 milhões. O novo terminal deve contar com infraestrutura moderna e adaptada às necessidades dos passageiros e da logística de transporte entre Manaus e os municípios do interior do estado.
16/06/2025
05/07/2025
Prefeitura de Santo Amaro lança licitação para contratação de agência de publicidade
A Prefeitura de Santo Amaro, no recôncavo baiano, ...05/07/2025
Governo abre licitação para gestão do HEC em Feira de Santana;envio de propostas começa em setembro
O Hospital Estadual da Criança (HEC) terá um proce...04/07/2025
Governo prepara mudanças na licitação da EF-118 para garantir Ramal Anchieta
O governo federal sinalizou mudanças no projeto do...04/07/2025
Publicado edital para obras em trechos urbanos das BRs 365, 050 e MGC-452 em Uberlândia
A superintendência do Departamento Nacional de Inf...