Governo federal faz licitação para Laptops nas escolas em 2008


Após o prazo de dois anos, o governo federal marca para novembro o prazo de aprovação da licitação para a compra das primeiras 150 mil máquinas do projeto Um Computador por Aluno (UCA), menina-dos-olhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A idéia de distribuir laptops para todas as crianças matriculadas em escolas públicas sofreu sucessivos adiamentos desde 2005, principalmente por culpa dos fabricantes, que demoraram muito tempo para desenvolver equipamentos portáteis de baixo custo.
Três modelos de laptops - XO, Classmate e Mobilis - estão sendo testados atualmente por alunos de cinco escolas brasileiras, localizadas em diferentes regiões do País. A idéia, agora, será optar por um dos aparelhos e montar um projeto-piloto com 300 escolas, que contem com no máximo 500 alunos e professores.

Empresas brasileiras
A licitação levará em conta as especificações técnicas e também atributos pedagógicos. Poderão participar do processo apenas empresas brasileiras, mas os modelos poderão ser importados. As 150 mil unidades, no entanto, estarão a anos-luz de distância de dar conta da realidade brasileira. O laptop chegará às mãos de apenas 0,4 % dos alunos.
Os aparelhos serão distribuídos para cinco escolas estaduais de cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal. A escolha dos locais caberá aos secretários estaduais de Educação. Sobram 165 estabelecimentos de ensino. Aí, os laptops serão divididos entre escolas municipais e outras situadas em cidades importantes para o governo, como as de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.


15/10/2007

Fonte: Notícias da Amazônia

 

Avisos Licitações

19/01/2026

Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...

19/01/2026

Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga

O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

18/01/2026

Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário

A continuidade da dragagem no canal portuário do r...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita