Governo federal faz licitação para Laptops nas escolas em 2008


Após o prazo de dois anos, o governo federal marca para novembro o prazo de aprovação da licitação para a compra das primeiras 150 mil máquinas do projeto Um Computador por Aluno (UCA), menina-dos-olhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A idéia de distribuir laptops para todas as crianças matriculadas em escolas públicas sofreu sucessivos adiamentos desde 2005, principalmente por culpa dos fabricantes, que demoraram muito tempo para desenvolver equipamentos portáteis de baixo custo.
Três modelos de laptops - XO, Classmate e Mobilis - estão sendo testados atualmente por alunos de cinco escolas brasileiras, localizadas em diferentes regiões do País. A idéia, agora, será optar por um dos aparelhos e montar um projeto-piloto com 300 escolas, que contem com no máximo 500 alunos e professores.

Empresas brasileiras
A licitação levará em conta as especificações técnicas e também atributos pedagógicos. Poderão participar do processo apenas empresas brasileiras, mas os modelos poderão ser importados. As 150 mil unidades, no entanto, estarão a anos-luz de distância de dar conta da realidade brasileira. O laptop chegará às mãos de apenas 0,4 % dos alunos.
Os aparelhos serão distribuídos para cinco escolas estaduais de cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal. A escolha dos locais caberá aos secretários estaduais de Educação. Sobram 165 estabelecimentos de ensino. Aí, os laptops serão divididos entre escolas municipais e outras situadas em cidades importantes para o governo, como as de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.


15/10/2007

Fonte: Notícias da Amazônia

 

Curso Licitações

23/04/2024

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa abriu uma l...

23/04/2024

Ceasa-ES anuncia abertura de licitação para solução de controle e acesso

Na última quarta-feira (17), a Centrais de Abastec...

23/04/2024

PMJP fará licitação para construir ponte Mangabeira-Valentina

Abrindo as comemorações do aniversário de 41 anos ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita