O governo federal e a prefeitura de Imbé, no litoral norte do Rio Grande do Sul, assinaram neste sábado (29) convênio para contratação de projeto de engenharia e arquitetônico para uma nova Ponte entre Imbé e Tramandaí, uma das principais demandas viárias da região. O texto prevê que serão destinados para essa fase do processo R$ 2,7 milhões. A maior parte desse valor será bancada pela União. O município de Imbé só desembolsará 2,8 mil nesse primeiro momento, conforme o documento que atesta a parceria.
Essa é uma fase inicial do empreendimento, onde o governo federal garante o empenho dos recursos. Agora, a prefeitura de Imbé aguarda autorização da União para realizar a licitação para eleger a empresa que será a responsável pela elaboração do projeto. O prefeito de Imbé, Pierre Emerim (PT), estima que esse processo ocorra ainda neste verão.
— Estimamos que até o final de fevereiro de 2019 o município seja autorizado a realizar a licitação. Em seguida, após termos a empresa vencedora, o governo federal começa a liberar os recursos em etapas — afirmou.
O prefeito destaca que, caso tudo ocorra dentro do previsto, a estimativa da prefeitura é de que a empresa vencedora do processo de licitação entregue o projeto até fevereiro de 2020. Se isso ocorrer, um novo convênio terá de ser assinado para garantir verba para o início das obras.
— Eu sou bem otimista. Acredito que com o projeto pronto, existe a possibilidade de começarmos as obras ainda em 2020 — disse Emerim.
Mesmo com todo o otimismo em relação aos avanços na empreitada, o prefeito mostra receio em possível revés com o início do governo Bolsonaro. Nesta semana, a futura gestão anunciou que vai revisar atos dos últimos 60 dias do governo de Michel Temer. O objetivo é verificar se as medidas tomadas por Temer estão de acordo com compromissos do governo Bolsonaro.
— Estou receoso com uma possível reviravolta após esse anúncio do governo Bolsonaro, pois, daqui a pouco, o novo governo pode mandar reincidir esse convênio — apontou Emerim.
A nova ponte é reivindicada há mais de 20 anos com objetivo principal de desafogar o trânsito, que fica mais intenso na alta temporada. A estrutura também é citada como uma alternativa em relação às más condições estruturais da Ponte Giuseppe Garibaldi, que é o que garante o trânsito de veículos na ligação entre os dois municípios do Litoral Norte. Ainda não existe a definição do local da nova ponte, o que deverá ser apresentado no projeto.
No ano passado, o Executivo de Imbé se reuniu com a bancada gaúcha no Congresso para tentar garantir empenho de verba para a construção da nova ponte.
29/12/2018
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...