Governo federal dá aval para prefeitura licitar retomada de porto seco


O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) autorizou a Prefeitura de Campo Grande a dar continuidade às obras do Terminal Intermodal de Cargas, espaço que funcionará como um porto seco em Campo Grande. O aval é resultado da ida do prefeito Marquinhos Trad (PSD) e comitiva da administração municipal à Brasília (DF) com o intuito de destravar obras paradas e projetos travados.

No início da tarde, o chefe do Executivo, o secretário de Governo, Antônio Lacerda, e a chefe da Central de Projetos, Catiana Sabadin, reuniram-se com o diretor nacional de Infraestrutura Ferroviária, Charles Magno Nogueira Beniz, que representou o diretor-geral do Dnit. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, ele autorizou o superintendente do Dnit em Mato Grosso do Sul, Thiago Carim Bucker, a dar andamento aos processos necessários para a conclusão das obras.

“Os recursos federais estão garantidos e já podemos preparar a licitação”, disse o prefeito à assessoria de imprensa. A conclusão das obras estava estimada em ao menos R$ 2 milhões em 2015.

Marquinhos explicou ainda que o superintendente regional também terá a missão de conduzir as negociações com a Receita Federal para criar a zona alfandegária e, desta forma, permitir o terminal localizado se transforme no porto seco, ou seja, um espaço para armazenar mercadorias que serão distribuídas pelo Brasil e outros países por meio do transporte rodoviário e também ferroviário.

A intenção era transformar a cidade em um entreposto, facilitando o escoamento dos produtos para os mercados externos.

As obras do intermodal de cargas começaram em 2007, com a ideia de alavancar as exportações estaduais, mas nove anos depois nem a infraestrutura foi concluída. A empresa responsável por comercializar e operar o intermodal de cargas, a Park X, não tem previsão para concluir as obras.

O empreendimento fica localizado às margens do anel rodoviário de Campo Grande, no trecho entre a BR-163, saída para São Paulo, e a BR-060, saída para Sidrolândia.


31/01/2017

Fonte: Campo Grande News

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita