A partir desta terça-feira, o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, tentará liberar mais uma parcela das MPs que trancam a pauta da Casa. O plano é aprovar pelo menos mais duas medidas nesta semana, na esperança de liberar espaço na agenda para votar o chamado Regime Diferenciado de Contratação na semana que vem.
A proposta de flexibilizar as licitações da Copa e das Olimpíadas de 2016 já foi tratada em conjunto com as discussões de cinco medidas provisórias diferentes, mas sempre acabava sendo excluída da votação.
O Planalto agora tentará votar as mudanças dentro da MP 527. Originalmente, o texto trata da criação da Secretaria de Aviação Civil, órgão com status de ministério idealizado para retirar esse setor do guarda-chuva do Ministério da Defesa.
O governo, no entanto, está pouco otimista. A avaliação de parlamentares próximos à presidenta Dilma é a de que setores da base aliada tendem a aproveitar o tema para elevar as pressões sobre o Planalto, principalmente diante da crise que se abriu na Casa Civil.
A pouco mais de três anos da realização da Copa, boa parte das obras que pautam a proposta de alterar as regras de licitações está atrasada.
A mudança nas regras de licitação da Copa é alvo de críticas em vários setores da oposição, que diz ver o risco de facilitar o surgimento de irregularidades nas obras. Há ainda focos de resistência dentro da própria base aliada.
07/06/2011
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...