Depois de três anos de disputas entre bancos privados e governo, o leilão da folha de pagamento das aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) -previsto para amanhã, às 9h30- corre o risco de "micar" ou de ser suspenso, segundo apurou a Folha.
As incertezas em torno da participação dos bancos privados são grandes. As instituições resistem a pagar ao INSS. E os bancos oficiais avisaram o governo que o momento da economia não é favorável para o pregão.
A ameaça de boicote dos bancos privados e a dificuldade dos bancos oficiais são os principais motivos para um eventual adiamento. Na Fazenda também havia a avaliação de que o total arrecadado seria baixo.
Oficialmente, o Ministério da Previdência informou que "até o momento" estava mantido o previsto no edital.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) não quis comentar o leilão. Declarou que os bancos foram "liberados" a atuar no pregão de acordo com suas estratégias comerciais. As instituições avaliam que as regras criadas pelo BC nos últimos anos (como a conta salário) inviabilizaram a venda de folhas de pagamento.
Para tentar forçar a participação dos bancos no pregão do INSS, o governo chegou a incluir no edital cláusulas que podem causar transtornos para os novos aposentados.
O modelo permite que eles escolham em que banco querem receber, mas apenas as instituições que participarem da licitação farão parte da lista de pagadores.
Isso quer dizer que quem se aposentar no próximo semestre e quiser escolher o banco em que quer receber o benefício, só conseguirá se a instituição houver participado da concorrência federal.
Para quem já recebe o benefício, as regras continuam as mesmas.
04/08/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...