Governo eleva preferência para têxtil nacional em compra pública


A presidente Dilma Rousseff elevou a margem de preferência para compras do governo de produtos têxteis nacionais (confecções, calçados e artefatos) de 8% para 20%, segundo decreto publicado nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União.
Isso significa que, quando o governo for abrir licitação para comprar esses produtos, os que forem fabricados no Brasil poderão custar até 20% mais do que o seu equivalente estrangeiro e mesmo assim terá preferência na compra.
Os 20% serão calculados em cima do preço mais baixo encontrado entre os produtos estrangeiros.
De acordo com o decreto, além de vestuários e acessórios, os produtos que tiveram sua margem alterada são principalmente os usados pelo exército: mosquiteiros para beliche, calçados com sola exterior de borracha, boné de algodão, boina militar, mochilas de média e grande capacidade e sacos de dormir, entre outros.

Calçados para esporte também estão na lista.
A mudança vinha sendo defendida por associações do setor como a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), como forma de defender o mercado nacional principalmente dos têxteis vindos da Ásia. A entidade requisitava que a margem fosse alterada para o máximo permitido pela legislação, que é 25%.


15/06/2012

Fonte: Folha.com

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita