O governo do Rio Grande do Sul lançou nesta sexta-feira (16), no Palácio Piratini, o edital de licitação da parceria público-privada (PPP) da Corsan. A medida prevê a obtenção de investimentos para coleta e tratamento de esgoto em nove municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão.
Conforme o governo, em 11 anos, o investimento será de R$ 2,23 bilhões. Ao longo dos 35 anos de contrato, o valor total pago ao parceiro privado será de R$ 9,6 bi.
Para vencer a licitação, a empresa deve apresentar as qualidades técnicas e financeiras exigidas e a menor contraprestação. A entrega de propostas está marcada para o dia 25 de novembro. O leilão deve ocorrer no dia 29 do mesmo mês, em São Paulo. A expectativa é de que a assinatura do contrato seja feita em março de 2020.
O lançamento do edital contou com a presença do governador Eduardo Leite, de secretários e prefeitos.
Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, apresentou o funcionamento da PPP. Ele informou ainda que os novos estudos serão feitos a fim de desenvolver novas parcerias em outras regiões do estado, também com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Conforme a Corsan, a tarifa de esgoto não sofrerá reajuste com as mudanças.
16/08/2019
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...