Governo do RS confirma a construção de duas hidrelétricas em Missões


PORTO ALEGRE - Duas hidrelétricas localizadas na Região das Missões estão na lista dos empreendimentos que deverão formar o conjunto de novas usinas a serem licitadas no primeiro leilão de expansão sob as regras do novo modelo do setor elétrico, previsto para ocorrer até abril de 2005. São 17 hidrelétricas com capacidade instalada total de 2.829 MW, localizadas em sete estados - Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
As duas hidrelétricas no Estado estão previstas para serem construídas na bacia do Rio Ijuí: a Passo São João e a São José. A primeira, situada nos municípios de Roque Gonzalez e 16 de Novembro, terá capacidade de 77 megawatts (MW). Já Passo São José, em Salvador das Missões e Rolador, terá capacidade de 51 MW. ''Juntas, estas usinas totalizam 128 MW, o equivalente a cerca de 3% da capacidade de geração de energia do Estado'', informa o secretário de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres. ''O Estado do Rio Grande do Sul tem todo o interesse em participar deste leilão através da CEEE'', diz o secretário. Andres considera que o Rio Grande do Sul só tem a ganhar com este leilão. ''Conforme as novas regras do setor elétrico brasileiro, a presença no leilão garante a construção destas duas obras na região das Missões. Durante o período de construção das usinas devem ser gerados 800 empregos diretos'', afirma Andres.
A expectativa do secretário é de que o leilão seja realizado no prazo programado. O estudo de viabilidade destas duas usinas iniciou em janeiro deste ano e uma prévia foi entregue a Aneel em maio. A liberação do licenciamento ambiental já está em andamento adiantado. O secretário Andres estima que a Licença Prévia (LP) seja liberada até o início do próximo ano.


09/08/2004

Fonte: JB Online

 

Curso Licitações

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

14/06/2024

Prefeitura de Araraquara lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

A Prefeitura de Araraquara publicou, nesta quinta,...

13/06/2024

Licitação da obra da nova ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza será aberta no dia 3 julho

A informação foi confirmada pelo prefeito de São V...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita