Em janeiro, o Governo da Paraíba anunciou a construção de um novo restaurante popular, em Campina Grande, uma iniciativa que visa promover a segurança alimentar e o acesso à alimentação de qualidade para a população.
Segundo o edital para a realização da obra na Rainha da Borborema, o prazo final para o acolhimento, abertura e divulgação de propostas é às 10h do dia 8 de maio de 2025.
A obra será realizada pela nossa Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) e está alinhada com as políticas públicas de combate à fome e promoção da cidadania. A previsão para que os trabalhos tenham início ainda neste 1º semestre, em 2025. No local serão servidas diariamente mil refeições, atendendo pessoas da região e que circulam nos hospitais que ficam próximos.
Este projeto não apenas proporcionará refeições a preços acessíveis, mas também contribuirá para o fortalecimento da economia local, gerando empregos e estimulando o comércio na região. A expectativa é que o restaurante popular se torne um espaço de convivência e solidariedade, atendendo às necessidades da comunidade e promovendo a inclusão social.
No dia 11 de março, em Campina Grande, o então governador em exercício Lucas Ribeiro visitou a área onde o Governo vai construir o equipamento para atender a população na segurança alimentar.
Ele foi até a Avenida Floriano Peixoto, no bairro das Malvinas, onde será construído mais um Restaurante Popular do Governo do Estado. Lucas Ribeiro destacou a ampliação das políticas públicas de segurança alimentar do Governo do Estado em Campina.
“A gestão tem um olhar especial para assegurar o direito à alimentação. A implantação de um restaurante deste porte, além de quatro pontos do programa Tá na Mesa em diferentes áreas da cidade, ampliam a oferta de alimento acessível e de boa qualidade”.
O que são Restaurantes Populares?
São equipamentos públicos voltados à produção e a oferta de refeições prontas, nutricionalmente adequadas e saudáveis, a preços acessíveis, advindas de processos seguros e sustentáveis, respeitando a cultura alimentar e fomentando a agricultura local ou familiar, com acesso universal.
Os restaurantes populares priorizam as populações em situação de insegurança alimentar e nutricional ou em vulnerabilidade social, e devem oferecer um atendimento ampliado por meio de ações de educação alimentar e nutricional, promoção de cultura, formação profissional, geração de renda e discussão de direitos, visando à emancipação do usuário.
Além disso, buscam garantir dignidade aos usuários, proporcionando espaços adequados e confortáveis para a realização das refeições.
22/04/2025
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...